CentroTV

Cidadãos organizam marcha por “Uma Estrela Viva”

Movimento de cidadãos por Uma Estrela Viva organiza hoje, pelas 18h00, em Seia, uma marcha solidária e de protesto por causa dos incêndios do passado fim de semana.

A concentração terá lugar no Largo do Município de Seia, seguida de uma marcha solidária até ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Seia, adianta em nota de imprensa os organizadores.

Trata-se de uma “iniciativa apartidária que surge no seio da sociedade civil e que é coordenada pelo ‘Movimento de Cidadãos Por Uma Estrela Viva’”.

A iniciativa está alinhada com ações semelhantes que decorrerão um pouco por toda a região, coordenadas pelo “Movimento Fénix: Renascer das Cinzas”.

O dia 15 de outubro de 2017 vai “ficar-nos na memória para sempre. Não, não queremos que se repita! Queremos um futuro verde e risonho para a nossa montanha, para nós e para as gerações vindouras. É por isso tempo de agir!”, sublinham.

Considerando em seguida que “é tempo de exigirmos que cada interveniente cumpra com competência as suas funções, é tempo de participarmos num esforço coletivo para reerguer a nossa montanha, para construir o nosso futuro. É tempo de exercermos a nossa cidadania ativa em consciência, de forma apartidária e com convicção”.

Pretendem ainda “exigir que se repense urgentemente o nosso território, o seu ordenamento, o modelo de desenvolvimento das regiões de baixa densidade populacional e o Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, de uma forma estrutural, integrada e a longo prazo”.

O movimento quer também mobilizar as populações na defesa da natureza e das comunidades locais e “lançar as bases para uma campanha de reflorestação ‘inteligente’ da nossa montanha em parceria com as entidades locais”.