No âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, e na sequência dos trabalhos do “FOR1C Uma Capital Europeia da Cultura no Sec. XXI”, a Câmara de Coimbra e o Grupo de Trabalho da candidatura promovem, nos dias 19 e 20 de julho, no Café Concerto do Convento São Francisco, o seminário “Europa de Cidades, Europa de Cultura”.
A iniciativa vai contar com a presença de representantes de cinco cidades europeias: Aix-en-Provence, Esch-sur-Alzette, Poitiers, Salamanca e Santiago de Compostela.
“Como estabelecer um quadro de cooperação e mobilidade europeia?” é o mote do seminário.
Segundo adianta ainda a autarquia em comunicado, ao longo da sua história, Coimbra “desenvolveu relações com as principais cidades de cultura europeias, que se foram concretizando num relevante conjunto de geminações”.
No momento em que Coimbra prepara a sua candidatura ao título de Capital Europeia da Cultura 2027, a “experiência de estas e outras cidades que se seguirão permitirá criar novas dinâmicas culturais e urbanas fundamentais para o reforço da sua vocação europeia”.
Recorde-se que esta candidatura está a ser impulsionada pela Câmara de Coimbra, que a 5 de junho de 2018 apresentou a equipa responsável pela candidatura. Na ocasião, o presidente da autarquia, Manuel Machado, salientou que esta “é uma candidatura que terá de unir e reunir toda a cidade em consensos alargados. É uma candidatura para valorizar Coimbra, a região e o país”.
O Grupo de Trabalho Coimbra 2027 é constituído por Luís de Matos, António Pedro Pita, Cristina Robalo Cordeiro, Luís Filipe Menezes, Manuel Rocha e Nuno Freitas.