Foram confirmados ontem os rumores que davam conta da existência de um planeta semelhante à Terra (exoplaneta) na estrela mais próxima do nosso Sistema Solar, a Proxima Centauri.
O planeta, de nome Proxima b, está localizado na zona habitável da estrela ‘anã vermelha’, com os membros da comunidade científica a terem grandes esperanças para que possa ter água em estado líquido. Sendo neste estado um dos principais elementos à existência da vida como a conhecemos, o Proxima b está ser visto como o candidato mais sério a uma visita.
Há ainda quem esteja a ter uma visão mais a longo-prazo, apontando até que poderá ser colonizado quando o Sol estiver próximo de morrer.
Quem o diz é um membro da administração da Universidade de Harvard, Abraham Loeb, que aponta que a duração da vida da estrela Proxima Centauri é “mil vezes mais longa que a vida que resta ao Sol”. “Um planeta rochoso habitável na órbita da Proxima seria a localização mais natural que a nossa civilização poderia esperar depois do Sol morrer, daqui a cerca de cinco mil milhões de anos”, declarou Loeb ao Gizmodo.
Fonte: Notícias Minuto