CentroTV

CIM Coimbra colabora com UC e CCDRC em projeto para fileira florestal

Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra está disponível para colaborar com a UC e a CCDRC em projeto estruturante para a fileira florestal.

Reunido no HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos, em Penela, o Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra manifestou disponibilidade para colaborar com a Universidade de Coimbra a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro num projeto estruturante para a fileira florestal.

Na ocasião, Amílcar Falcão e Alfredo Dias, da UC apresentaram aos representantes dos 19 Municípios que compõem e CIM Região de Coimbra o programa Forest for Future que, segundo os investigadores, é “instrumento necessário para o cumprimento do carácter inteligente que se pretende para este crucial domínio da região, contemplando ações que respondem de forma concreta aos constrangimentos identificados para a fileira da floresta no contexto regional”.

O consórcio, a constituir, a que se pretende associar a CIM Região de Coimbra, irá abarcar várias entidades relevantes de I&D na Região Centro, como é o caso do Centro de Inovação e Competências da Floresta (SERQ).

A floresta é um “recurso estratégico para a economia da Região de Coimbra”, contemplado como tal na respetiva Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3), e com um papel determinante que vai além da realidade económica, já que influencia a identidade cultural e assume papel relevante no combate à desertificação das zonas interiores do País e da Região.

De referir que a fileira florestal representa na região de Coimbra mais de 50 por cento das exportações sendo um dos sectores mais importantes da economia regional