CentroTV

CIM Coimbra elabora Plano de Gestão de Riscos

A CIM Região de Coimbra (CIM RC) está a promover a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Riscos da Região de Coimbra (PIGR Coimbra).

Enquanto entidade intermunicipal agregadora de 19 municípios com competências nas áreas de Segurança e proteção civil, a CIM RC tem em curso a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Riscos da Região de Coimbra, elemento essencial para a capacitação institucional da CIM Região de Coimbra na gestão de riscos naturais.

“Este instrumento permitirá avaliar cenários e criar condições para maior eficiência dos processos de tomada de decisão e a respetiva comunicação e articulação com os diversos agentes, organismos e decisores. Em última análise, segundo a CIM RC, tal eficiência e otimização de recursos refletir-se-á na redução do impacto de acidentes graves e/ou catástrofes, quer pela redução do seu impacto direto e indireto, quer pela mais célere recuperação e restabelecimento das funções sociais e económicas quotidianas”, adianta em nota de imprensa aquele organismo.

Esta terça-feira, como parte do processo de elaboração do PIGR Coimbra, decorreu nas instalações da CIM RC, em Coimbra, o Workshop “Planeamento e Gestão de Risco à Escala Intermunicipal”.

A sessão de abertura contou com a participação do presidente da CIM RC, João Ataíde, do secretário executivo da CIM RC, Jorge Brito e de João Loureiro e Alexandre Tavares, docentes e investigadores da Universidade de Coimbra.

O presidente da CIM RC, João Ataíde, que agradeceu a colaboração de João Loureiro e Alexandre Tavares, considera que face às “alterações climáticas profundas”, é necessário adequar a gestão de risco dos territórios “à nova realidade”, num processo em que importa incluir a vigilância e acompanhamento, entre outros, da erosão costeira, das cheias e de fogos florestais.

A participação dos autarcas e dos técnicos dos municípios, segundo João Ataíde, é fundamental na elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Riscos, já que a recolha dos dados críticos permitirá um retrato fidedigno do território, estimulando, ao mesmo tempo, a colaboração entre os 19 Municípios que compõe a CIM Região de Coimbra.