CentroTV

CIM instala abrigos de passageiros com isolamento térmico e acústico nos municípios da Região de Coimbra

No âmbito do projeto “Demonstração e Inovação na Adaptação às Alterações Climáticas”, liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e cofinanciado pelo POSEUR, PORTUGAL 2020 e Fundo de Coesão, foram instalados 19 abrigos de passageiros inovadores na Região de Coimbra, como forma de valorizar e promover a utilização do transporte público de passageiros.

“Esta ação passou pela implementação de abrigos que fossem ao encontro dos objetivos globais do projeto e que apresentassem soluções inovadoras, ou seja, que se pudessem assumir como exemplo de boas práticas no âmbito da adaptação às alterações climáticas, principalmente ao nível do conforto térmico na fruição destes espaços e do equilíbrio Homem-Ambiente, ainda que a título de experimental (numa ótica de projeto-piloto), demonstrativos de soluções possíveis no combate às alterações climáticas”, afirma Jorge Brito, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Nesse sentido, construiu-se uma solução de abrigo que inclui uma cobertura reforçada tecnicamente para oferecer um conforto térmico distinto, representando um equilíbrio entre a natureza e as infraestruturas urbanas que se pretende restabelecer, promovendo o conforto térmico e estético da estrutura. A cobertura em painel sandwich é constituída por dupla chapa lisa/micro-ondulada, termolacada em cor creme e isolamento térmico e acústico de 30 mm de poliuretano expandido, conferindo um ótimo conforto térmico, com uma condutibilidade térmica muito baixa e isento de CFC’s representado uma pegada ecológica mínima.

Seis pés da planta Jasmim Polyanthum foram plantados numa floreira, na parte traseira do abrigo, e com o seu crescimento formarão um “muro” verde que emoldurará a parede em vidro e que se prolongará pela cobertura. Este abrigo possuirá, assim, uma parede e cobertura verdes, tornando-se visualmente mais agradável,  e permitindo uma maior filtragem de poeiras, retenção de água e alimento para polinizadores, transmitindo ainda um maior conforto térmico aos utentes dos transportes públicos que utilizem esta paragem.

A espécie escolhida apresenta-se como uma espécie pouco exigente nas suas necessidades de água e com forte resistência à exposição solar, aguentando a pouca luminosidade do inverno. Trata-se de uma planta perene, relativamente densa e capaz de envolver toda a parede traseira e cobertura do abrigo e com isso melhorar o conforto térmico. Apresenta flor durante grande parte do ano e tem com um longo ciclo de vida.

Do abrigo faz ainda parte um banco com assento em madeira que garante o conforto ao utente, quer no inverno quer no verão.

Trata-se, portante, de um abrigo de passageiros inovador, que pode ser facilmente reproduzido e aplicado em qualquer local e que, pela sua estrutura, materiais e estética, contribui para a melhoria do conforto na utilização dos transportes públicos, da qualidade de vida das cidades e para a sua sustentabilidade ambiental.