CentroTV

CIM Região de Coimbra adere ao acordo europeu “Cidade Verde”

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra aderiu ao Acordo Cidade Verde (Green City Accord), como entidade interessada em promover os desígnios do acordo com a assinatura da sua declaração de apoio.

Em reunião do Conselho Intermunicipal, os 19 municípios que compõem a CIM Região de Coimbra procederam à assinatura voluntária deste acordo, “através do qual a Comissão Europeia pretende incentivar municípios de toda a Europa a tornarem os seus territórios mais limpos e saudáveis, comprometendo-se a intensificar esforços, até 2030, em cinco áreas-chave: ar, água, natureza e biodiversidade, economia circular e resíduos e ruído”, refere hoje a CIM em nota.

Esta iniciativa “representa um esforço adicional para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), onde os municípios deverão definir metas ambiciosas no prazo de dois anos, bem como implementar e monitorizar políticas e programas de forma integrada, comunicando regularmente dados sobre o progresso”, sublinha.

A CIM Região de Coimbra faz, agora, “parte de um conjunto de entidades europeias que já manifestaram o seu apoio aos objetivos deste acordo, que partilharam as suas experiências na adaptação e gestão territorial para o desenvolvimento sustentável”. Neste âmbito, a CIM Região de Coimbra tem, “desde 2017, um Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas elaborado em parceria com a Universidade de Coimbra, e o programa Circular + que criou uma manual para potenciar as compras públicas alavancado no conceito de economia circular. Estes documentos técnicos colaboram com as áreas-chave do Acordo Cidade Verde, representando um guia para a adaptação climática e desenvolvimento sustentável da Região de Coimbra”.

O Acordo Cidade Verde é uma iniciativa que pretende “complementar os acordos internacionais assumidos no âmbito do “Pacto dos Autarcas para a Energia e Clima” e que contribuirá, igualmente, para a implementação do “Pacto Ecológico Europeu” (European Green Deal) e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas”.