CentroTV

CIM Região de Coimbra com 19 milhões de euros no orçamento para 2022

Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai ter um orçamento de 18 559,12 milhões de euros para 2022, que permitirá a realização de mais de 60 projetos em todo o território. O orçamento foi aprovado hoje, por maioria (com uma abstenção), na reunião da Assembleia Intermunicipal, que conta com 72 membros, refere hoje a CIM em nota.

No próximo ano serão “desenvolvidas uma série de ações destinadas a pensar as políticas de interação com o território, reforçando o posicionamento da Região de Coimbra no contexto nacional e internacional, com destaque para a nova concessão do transporte público de passageiros para a Região de Coimbra”, sublinha. 

“Este orçamento espelha as opções da instituição para 2022, nomeadamente o exercício de autoridade de transportes, com a nova concessão do transporte público rodoviário de passageiros para a Região de Coimbra, que irá arrancar ainda em 2022 e durar cinco anos”, afirma o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão.

O orçamento também reflete “todos os projetos em que a CIM Região de Coimbra está envolvida, com recurso a fundos comunitários e outras fontes de financiamento externo”, indica Emílio Torrão, referindo-se à continuidade das ações da Região de Coimbra enquanto Região Europeia da Gastronomia 2021-2022 e à aposta contínua nos projetos ligados aos transportes, educação, saúde, património natural e construído, cultura, turismo, proteção civil e inclusão social, enquanto investimentos de âmbito intermunicipal, fomentando parcerias entre agentes regionais e indo ao encontro das políticas públicas.

“Recorde-se que esta Comunidade Intermunicipal foi a que teve mais projetos aprovados no âmbito do PRR”, salienta.

A assembleia intermunicipal aprovou, por maioria (65 votos a favor e 1 voto em branco), a recondução do atual secretário executivo, Jorge Brito, para os próximos quatro anos.

“Em primeiro lugar, queria agradecer o voto de confiança. Provavelmente vamos ter o mandato autárquico mais desafiante de sempre, mas estou confiante na união e coesão que esta casa sempre teve e que terá de ter mais do que nunca neste período, para bem de todo o território”, afirma Jorge Brito, realçando que vai continuar “a trabalhar com empenho à causa e a esta região. Que, acima de tudo, no fim deste mandato, a Região de Coimbra seja uma região mais próspera, mais rica e mais desenvolvida”.

O presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, destacou as diversas qualidades, pessoais e profissionais do atual secretário executivo, realçando a sua vasta experiência na gestão de fundos comunitários e em políticas públicas.

A primeira Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, do novo mandato, teve lugar hoje. Depois da tomada de posse dos novos membros, foi eleita a Mesa da Assembleia Intermunicipal (62 votos a favor, 3 em branco e 1 contra). Luís Marinho foi reeleito presidente para este novo mandato, fazendo ainda parte da Mesa, José Brito como vice-presidente e André Melo como secretário.

“Sinto-me muito honrado com este voto de confiança que depositam em mim”, sublinha Luís Marinho, destacando ainda o bom trabalho feito pela anterior direção executiva da CIM Região de Coimbra.