CentroTV

CIM Região de Coimbra em Cidade Rodrigo a acompanhar o projeto Napoctep

Cidade Rodrigo foi palco durante os dias de segunda e terça-feira do 2º Comité de direção do projeto Napoctep.

A CIM Região de Coimbra está na Cidade Rodrigo, em Espanha, como líder do projeto NAPOCTEP, a participar na reunião do 2. º Comité de direção deste projeto hispano-português.

Trata-se de uma iniciativa financiada a 75 por cento pela Interreg European Funds (através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal), que visa “converter o património cultural da era napoleônica da Região Centro-Norte de Portugal e Castela e Leão, num produto turístico de qualidade e sustentável”.

A Câmara Municipal de Ciudad Rodrigo está envolvida no projeto através da Fundação Siglo da Junta de Castela e Leão, cuja diretora geral de Turismo, Estrella Torrecilla, presidiu o ato institucional na manhã de terça-feira com o presidente, Marcos Iglesias, o vereador. de Turismo da Câmara Municipal de Salamanca, Fernando Castaño; e Jorge Brito, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que destacou o “espírito de comunhão que este projeto possui, cada vez mais importante”.

O projeto será desenvolvido até 2021.

Jorge Brito, como secretário executivo da CIM Região de Coimbra adiantou que este projeto pretende “criar uma marca, uma rede estruturada, que unifica a oferta” em torno do turismo napoleônico, que tem uma “data icónica em 2021, que é o bicentenário da morte de Napoleão”.

Como primeira etapa do projeto Napoctep, que começou em julho passado e vai até junho de 2021, a Fundação Santa María la Real foi encarregada de realizar um estudo do panorama atual, para criar até 10 Rotas napoleônicas, baseadas nos movimentos de tropas, personagens ilustres, etc.