CentroTV

CIM Região de Coimbra manifesta preocupação pela baixa dotação atribuída pelo PRR aos equipamentos de saúde do Centro

Emilio Torrão presidente da CIM Região de Coimbra

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra manifestou a sua preocupação com a diferença de dotação afeta pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao Centro face à dotação afeta ao Norte e a Lisboa e Vale do Tejo, refere em nota.

“No âmbito do aviso do PRR que se encontra a decorrer, destinado à promoção dos cuidados de saúde primários, nomeadamente à qualificação de instalações e equipamentos dos centros de saúde, verifica-se que a dotação atribuída por este aviso às instalações e os equipamentos dos centros de saúde do Centro corresponde a menos ¼ da dotação atribuída ao Norte e Lisboa e Vale do Tejo”, realça a CIM Região de Coimbra.

“Ficámos surpresos e verdadeiramente preocupados ao sermos confrontados com esta dotação, porque a saúde é uma área estratégica e o investimento nesta área é essencial e decisivo para a recuperação da pandemia e para a coesão do território”, afirma Emílio Torrão, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

O autarca sublinha ainda que “esta discrepância de valores entre o Centro e o Norte e Lisboa e Vale do Tejo é enorme. O aviso é de 63 milhões de euros e 70% desse valor é alocado a investimentos no Norte (35%) e Lisboa e Vale do Tejo (36%), enquanto para os centros de saúde do Centro são previstos menos de 5 milhões de euros (8%). Isto demonstra a bipolarização dos investimentos do país para a qual temos vindo a alertar, que foi acentuada pelo PRR, cuja gestão é centralizada em Lisboa.”

“Note-se que só na Região de Coimbra já foi sinalizada a necessidade de investimento em equipamentos de saúde num valor superior a 11 milhões de euros”, salienta a CIM.  

“Já solicitámos uma reunião ao presidente da Unidade de Missão “Recuperar Portugal”, no sentido de procurar clarificar estas diferenças que acentuam ainda mais desigualdades entre os territórios”, conclui Emílio Torrão.