A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Presidente da Câmara Municipal de Góis, Rui Sampaio, promovem amanhã, dia 21 de outubro, pelas 18h00, uma sessão de apresentação/esclarecimento do Projeto de Reabilitação Fluvial do Rio Ceira – Obras Hidráulicas, inserido no Projeto Pré-Definido 3 “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas”.
A iniciativa vai decorrer na Casa da Cultura de Góis.
A sessão vai contar com a participação da APA/ARHC, da FEUP, da Penelaterraplanagens – Desaterros e Terraplanagens, Lda. e da Tuu – Building Design Management, Lda e pretende esclarecer a população relativamente às obras a realizar no Açude de Santo António, em Góis.
A Estratégia de Gestão da Bacia do Rio Ceira, realizada em cooperação com a Agência Portuguesa do Ambiente, municípios e CIM Região de Coimbra, é financiada através do EEA Grants.
Esta ação “contribuirá para o ordenamento e proteção dos recursos naturais e patrimoniais, numa lógica da sua salvaguarda, nomeadamente de proteção contra os incêndios, da erosão das encostas e cheias, e acompanham medidas implementadas e em implementação na região de melhoria das condições de suporte ao desenvolvimento do potencial endógeno”, afirma a CIM em nota.
Será realizada a montagem de um sistema “mais eficiente de cadastro, informação e monitorização dos recursos e ações de promoção turística dos mesmos, pela instalação de equipamentos e serviços necessários à fruição dos espaços e paisagens naturais e à interpretação e visitação do património cultural, potenciando a riqueza endógena da região e contribuindo para a criação de emprego e fixação de população”.