CentroTV

CIM Região de Leiria apresenta estratégia intermunicipal para combater o insucesso escolar

As 10 equipas do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), em parceria com os 10 municípios associados, desenharam uma estratégia intermunicipal de intervenção para combater o insucesso escolar da região.

 

Mediação, Nutrição, Professores 1º CEB, Psicologia, Psicomotricidade, Sociologia e Terapia da fala são as áreas de especialidade que fazem parte deste projeto, desde meados de Setembro de 2017.

 

Em nota informativa, a CIMRL afirma que “ a estratégia adotada visa dar resposta aos anseios e dúvidas de toda a comunidade escolar, em especial aos pais, encarregados de educação, auxiliares de ação educativa, professores e educadores, tendo a criança/aluno na base de todas as medidas implementadas e nunca deixando de dar resposta individual às intervenções que já estavam a ser implementadas.”

 

Organizadas por áreas de especialização, as 5 atividades em curso são constituídas pelo seguinte portfólio:

 

A terapia da fala consiste em integrar atividades lúdico-pedagógicas para educadores  encarregados de educação , no Centro de Recurso Digitais, com o objetivo de promover a literacia nas crianças do pré-escolar, através do desenvolvimento de competências na área da consciência fonológica.

 

Na área da Psicologia, vai-se realizar 3 webinários, em torno do ingresso do 1º ciclo, dando especial ênfase ao caso dos alunos condicionados.  O primeiro webinário, intitulado “ estará o meu filho preparado para a entrada no 1º ciclo ?”, realiza-se no dia 17 de junho.  No dia 24 de junho realiza-se o segundo webniário, “Escutar o pensamento, Sentir as Emoções”. O terceiro tem data para o dia 9 de setembro intitulado “ regresso às aulas, e agora?”.

Todas as sessões têm inicio às 21h00 com inscrição obrigatória, através do link: https://docs.google.com/forms/d/1eNGjWy9YDKRYTMH9eoysPXlApJw9F7xvxeDapo9hzPU/viewform?edit_requested=true

A Mediação, com o projeto “Estamos IN”, tem como objetivos refletir e desiminar “ boas práticas de mediação inermunicipal, em contexto educativo com a comunidade cigana, desigualdade sociais e multiculturalidade. Havendo a realização de duas conferências online nos dias 17 e 19 de junho.

 

Para a área da Nutrição está a ser criada a rubrica “Dois dedos de conversa com nu3ção”, onde se realizarão dois webninares com o tema “Alimentação, Economia e Gestão Alimentar” ( dia 18 de junho) e “ Pequenos- almoços e lanches saudaveis para os meuis pequenos” ( dias 18 e 25 de junho).