CentroTV

CIM Viseu Dão Lafões faz balanço muito positivo da presença na BTL

Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, faz um balanço “extremamente positivo” daquela que foi a primeira presença conjunta da região na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. “Foi muito mais do que uma presença inédita, foi uma presença histórica, no sentido em que se revelou também um verdadeiro sucesso em termos de programação, adesão e promoção do território”, salienta.

Ao longo de cinco dias, num “stand conjunto com mais de 200 m2 e de 50 horas de programação, os 14 municípios da região apresentaram 80 momentos e experiências de comunicação, versando aqueles que são os mais relevantes eixos de promoção definidos: Turismo de Natureza e Desporto, Gastronomia e Cultura”, avança a CIM em nota.

“A presença na BTL foi um enorme sucesso. É um orgulho poder constatar que os grandes projetos da região Viseu Dão Lafões estão a cumprir o seu grande objetivo, que é chegar às pessoas e, assim, contribuir para o desenvolvimento e coesão do território”, continua Nuno Martinho, fazendo questão de realçar o contributo de cada município naquele que foi “um programa sempre dinâmico, apelativo e recheado de pontos de interesse, tornando histórica esta presença na BTL”.

“É um orgulho constatar que toda a operação foi vista como um sucesso e um exemplo. Cumprimos o nosso objetivo principal: levar a região às pessoas e assim contribuir para a coesão e desenvolvimento económico do território. É da mais elementar justiça referir que o sucesso da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL é responsabilidade de cada um dos 14 municípios e de todas as equipas e parceiros envolvidos, no esforço e compromisso conjunto na promoção do território Viseu Dão Lafões. Mais uma vez, a região foi um exemplo de união e de maturidade, como aliás teve oportunidade de referir a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Parabéns a todos”.

Nuno Martinho refere que a estratégia de promoção desenhada tem trazido excelentes resultados na ativação da região enquanto destino, fazendo com que Viseu Dão Lafões e todos os seus atributos ocupem cada vez mais uma posição de centralidade e destaque na oferta turística nacional. Um dos produtos de grande destaque é a Ecopista do Dão, uma âncora entre todos os recursos locais integrados e vocacionados para o Turismo de Desporto e Natureza.

No final do verão, a Ecopista do Dão será f”inalmente ligada à Ecopista do Vouga, acrescentando assim 66 Km àquela que já era a maior ecopista nacional”. “Paralelamente, continuaremos a desenvolver todos os esforços para que sejam implementados pela Administração Central os investimentos necessários, que complementem todo o trabalho desenvolvimento localmente. Essa foi uma nota que o presidente da CIM, Fernando Ruas, deixou clara em plena BTL”, concluiu Nuno Martinho.

Entre os dias 16 e 20 de março, a CIM Viseu Dão Lafões desenvolveu uma “presença pioneira na BTL”. A região viajou até à capital para dar a “conhecer os grandes atributos do território, naquela que foi a primeira presença una e integrada dos seus 14 municípios na BTL, através de um inédito stand próprio e todo um programa de atividades associado”, realça ainda a CIM.

Esta participação inédita mostrou o “best of de atributos da região de Viseu Dão Lafões: um destino com propostas à medida dos amantes do universo mais zen mas também dos amantes da aventura. Viseu Dão Lafões apresentou-se como a região do país onde, sem a confusão das grandes cidades, é possível viajar em busca da adrenalina e agitação, mas também encontrar o lugar perfeito para um retiro”.

Turismo de natureza; gastronomia e vinhos; cultura e património e saúde e bem-estar foram os eixos de ativação e comunicação desta presença pioneira na BTL.