Os principais operadores turísticos de Viseu Dão Lafões vão ter um espaço para negócios na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, numa iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
Pela primeira vez, cerca de duas dezenas de operadores turísticos terão um espaço próprio no stand da CIM, no qual poderão apresentar e comercializar diretamente os seus produtos e serviços junto do público e de profissionais do setor.
Esta e outras novidades da participação da CIM na maior feira nacional do setor do turismo foram reveladas numa conferência de imprensa, que reuniu hoje, na adega Caminhos Cruzados, em Nelas, autarcas, empresários e associações da região e que contou com intervenções de Joaquim Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, e Diogo Rocha, chef estrela Michelin do restaurante Mesa de Lemos.
Sob o mote “Viseu Dão Lafões, Apaixone-se”, a participação da região na BTL 2025, de 12 a 16 de março, apresenta uma programação diversificada, experiências imersivas e um stand inovador, concebido para destacar os principais ativos dos 14 municípios de um território que regista um notável crescimento da procura turística. Recorde-se que o território abrangido pela CIM foi o que mais cresceu no país em 2024, em número de hóspedes, com um aumento de 14,2% face a 2023.
O stand de Viseu Dão Lafões, localizado, à semelhança das edições anteriores, no Pavilhão 2, Stand 2C42, dá a conhecer os cinco eixos estratégicos da região: Natureza e Turismo Ativo; Património Histórico e Cultural; Saúde e Bem-Estar; Gastronomia e Vinhos; e Cultura e Eventos.
A riqueza gastronómica, um dos maiores ativos da região, será um dos pontos altos da participação. O chef Diogo Rocha, distinguido com uma estrela Michelin, será um dos protagonistas das Tertúlias Gastronómicas, espaço que dará a conhecer os sabores locais, entre os quais destacamos os Pastéis de Vouzela, os Pastéis do Patronato, o Bolo Podre, o Queijo Serra da Estrela, a Vitela de Lafões ou os vinhos de excelência do Dão. O Vouzela Foodlab, projeto na área da gastronomia e sustentabilidade, também marcará presença, sem esquecer a participação de diversas Confrarias gastronómicas.
A programação cultural e turística inclui referências da região, como são a Feira de São Mateus, o Caramulo Motorfestival, o Museu Aristides Sousa Mendes ou o Barrelas Summer Fest, entre muitos outros, além dos principais eventos desportivos e musicais que reforçam a diversidade da oferta.
“A BTL é uma montra privilegiada para promovermos o melhor de Viseu Dão Lafões. Este ano, damos um passo ainda mais ambicioso, aproximando os nossos operadores turísticos dos visitantes e profissionais do setor, criando oportunidades de negócio e e consolidando a nossa região como um destino cada vez mais atrativo. Com esta estratégia, continuaremos a afirmar Viseu Dão Lafões como um dos destinos turísticos de referência em Portugal“, refere Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões.
“A participação na BTL é sempre um momento especial para nós. Mais uma vez vamos ter a oportunidade de dar a conhecer os nossos principais atributos, sendo que esta edição vai ficar marcada pela aposta na presença direta dos operadores turísticos da região. Pela primeira vez, criamos um espaço dedicado exclusivamente a estes profissionais, permitindo que apresentem as suas ofertas ao público e ao trade turístico. Estamos empenhados em promover um turismo sustentável, autêntico e de qualidade, reforçando a nossa identidade e captando cada vez mais visitantes”, afirma Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
“É com muito orgulho que estarei na BTL, a representar as centenas de restauradores e de pessoas que cozinham diariamente na região. Nós não vamos apenas dar de comer e de beber: vamos levar o território de Viseu Dão Lafões a Lisboa e mostrar às pessoas um pouco da nossa gastronomia, dos nossos produtos, para que as pessoas depois venham até cá. Até porque elas depois vêm mesmo. Nós, quando recebemos, somos pessoas únicas e é isto que faz a diferença”, salienta Diogo Rocha, chef estrela Michelin do restaurante Mesa de Lemos.