A CIM Viseu Dão Lafões promoveu uma missão à capital da Dinamarca, Copenhaga.
Realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, esta missão liderada pelo presidente da CIM, Fernando Ruas, contou com a participação do secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, de presidentes de Câmara de Viseu Dão Lafões, bem como do chefe da Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, André Mota.
O objetivo desta missão foi conhecer in loco algumas das políticas públicas e investimentos efetuados na cidade de Copenhaga nas áreas da Ação Climática, Habitação, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade, adianta em nota a CIM
Eleita pela UNESCO como Capital Mundial da Arquitetura 2023-2024, Copenhaga está a trabalhar para se tornar a primeira capital neutra em emissões de CO2 até 2025, com projetos inovadores em diversas áreas.
A missão terminou com uma visita ao Copenhill/ARC – CopenHill, uma central de resíduos inovadora que combina tratamento de lixo e produção de energia, e ainda possui uma pista de esqui e parede de escalada. Este projeto, com um investimento de mais de 550 milhões de euros, garante energia a 95.000 habitações e aquecimento a 87.000 habitações.