A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e o Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu assinaram esta segunda-feira, 9 de março, um protocolo de colaboração que reforça o apoio institucional à missão de combate à fome e ao desperdício alimentar no território.
O acordo foi formalizado na sede do Banco Alimentar, no Edifício Expobeiras, em Viseu, e estabelece a atribuição de um apoio financeiro por parte da CIM. O montante previsto destina-se a apoiar a atividade e o funcionamento da instituição.
Com este apoio, a CIM contribui para a estabilidade da atividade do Banco Alimentar, que presta auxílio regular a dezenas de instituições de solidariedade social e apoia cerca de 3.500 pessoas nos 14 municípios da região. A ajuda chega através da distribuição mensal de aproximadamente 12 toneladas de bens alimentares.
O presidente da CIM, João Azevedo, sublinhou que “ao apoiar o Banco Alimentar, a CIM Viseu Dão Lafões reafirma o seu compromisso com a coesão social e reforça uma resposta estruturante que chega a todo o território e que faz a diferença. Num território com realidades sociais diversas, é fundamental garantir que nenhuma família fica para trás. O Banco Alimentar é um parceiro indispensável nessa missão”.
Segundo o responsável, “este acordo garante previsibilidade financeira e condições de funcionamento a uma estrutura que atua diariamente nos 14 municípios. Ao assegurar estabilidade à instituição, estamos a fortalecer uma rede solidária de proximidade e a consolidar uma resposta articulada à escala intermunicipal”.
Também presente na cerimónia, Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, lembrou que os Bancos Alimentares são um projeto da sociedade civil que existe em Portugal há mais de 35 anos e que só é possível graças à mobilização de voluntários e ao apoio das comunidades.
“Desempenham um papel fundamental no reforço da coesão e da inclusão social em cada território. Este protocolo é um exemplo de como as autarquias podem contribuir para reforçar esta rede solidária, permitindo que cheguemos a mais pessoas que precisam de ajuda”, afirmou.
Por sua vez, Fátima Ribeiro destacou a importância do acordo para a continuidade da missão da instituição na região. “Graças a esta parceria, podemos continuar a assegurar os princípios que norteiam o Banco Alimentar: a dádiva, a partilha e a luta contra o desperdício”, referiu.
O Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu desenvolve atualmente a sua atividade em todos os municípios da região de Viseu Dão Lafões.







































































