CentroTV

Cine Teatro da Lousã vai ser reabilitado

A Câmara Municipal da Lousã lançou um concurso público para a reabilitação do Cine Teatro da Lousã.

“Este concurso público, cujo valor base é de 1 988 274,78 euros já com IVA, inclui os trabalhos de arquitetura, estruturas, infraestruturas gerais, mecânica de cena e mobiliário”, adianta hoje a autarquia em comunicado enviado à CentroTV.

O referido concurso decorre até 21 de janeiro, sendo que a empreitada terá um prazo previsto de 480 dias, contado a partir da assinatura do respetivo contrato.

Com esta intervenção, que foi candidatada ao Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana – criado no âmbito do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, integrado no PORTUGAL 2020, cofinanciado por fundos europeus, que concede empréstimos em condições mais vantajosas, para apoiar a reabilitação urbana, em todo o território nacional – a autarquia pretende “modernizar e adequar aos tempos e necessidades atuais, um equipamento importante para a promoção da cultura no concelho”.

De referir que esta sala de espetáculos foi inaugurada a 9 de outubro de 1947, tendo a sua construção ficado a dever-se à empresa Progresso da Louzã, Lda.

O Cine Teatro manteve-se em funcionamento até 1987, altura em que foi encerrado por questões de segurança. A Câmara Municipal decidiu-se então pela aquisição do edifício, processo que culminou em dezembro de 1989.

O edifício foi remodelado e passou a funcionar regularmente desde 1 de maio de 1992 até à presente data.

O presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, afirmou que “a intervenção no Cine Teatro insere-se num conjunto de investimentos previstos, sendo que o ano de 2019 será particularmente desafiante, pois pretendemos dar início à concretização de um conjunto de investimentos públicos superiores a 4 milhões de euros, que terão particular expressão na regeneração urbana da Vila da Lousã e que contemplarão, para além do Cine Teatro, a beneficiação de equipamentos municipais, ruas e espaços públicos”.