CentroTV

Cinema e fotografia em debate

No próximo dia 17 de agosto, o Museu de Lamego abre as portas para uma conversa sobre cinema e fotografia. A partir das 21h30 vai falar-se da tradição do cinema em Lamego, pela voz de Fernando Cabral do Cine Clube de Lamego, e da fotografia nos filmes de Ingmar Bergman, pelo fotógrafo Júlio de Matos, numa iniciativa integrada no Ciclo de Cinema 2018 e do Dia Internacional na Fotografia.

Aparentemente duas artes distintas, uma vez que uma lida com imagem estática e outra com imagem em movimento, fotografia e cinema nunca deixaram, no entanto, de se cruzar.

A fotografia constitui, aliás, um ponto fundamental no momento anterior à própria filmagem, com direito a Oscar pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Como não poderia deixar de ser, depois de uma incursão pelo “Cinema em Lamego” pelo lamecense Fernando Cabral, o fotógrafo Júlio de Matos vai refletir sobre a fotografia nos filmes de Ingmar Bergman, tema do Ciclo de Cinema do museu em 2018, no ano em que se celebram 100 anos do nascimento de um dos maiores cineastas do século XX.

A escolha dos planos, o tipo de luz utilizada, o enquadramento, a qualidade da imagem, o contraste, as lentes utilizadas, os filtros utilizados são definidos pelo universo da fotografia, que acaba por definir o resultado final quando se passa à fase da filmagem.

A partir das 21h30, a histórica ligação entre a fotografia e o cinema, materializada nos filmes de Bergman, associada à história do cinema na cidade de Lamego são dois motivos para um final de dia, em tom de conversa informal, onde todos são convidados a intervir.

O Ciclo de Cinema do Museu de Lamego arrancou este domingo, 12 de agosto, e vai prolongar-se até dia 24. Todos os dias há cinema, às 14h00 e às 16h00, e no dia de encerramento também às 21h30.

O Ciclo de Cinema 2018 resulta de uma parceria entre o Museu de Lamego e o Teatro Ribeiro Conceição que, nesta edição, além da habitual parceria da FNAC Viseu, conta ainda com a parceria do Cine Clube de Lamego e da prestigiada Ingmar Bergman Foundation, com sede na Suécia, dando dimensão internacional ao ciclo. Programa completo disponível em www.museudelamego.gov.pt. Entrada livre.