CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela inicia o novo ano com uma plantação na Mata do Desterro, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.
À semelhança dos anos anteriores e tendo por base a recuperação da floresta autóctone, o CISE promove nos primeiros dias do ano, concretamente a 3 de janeiro, mais uma plantação na Mata do Desterro, uma ação integrada no projeto de recuperação ambiental desta área florestal protegida.
Neste âmbito, o CISE lança o convite a todos os possíveis interessados a dar o seu contributo nesta causa.
A participação na atividade é gratuita, sendo recomendado o uso de calçado confortável, agasalho, impermeável e merenda para o almoço.
O ponto de encontro está agendado para as 09h, no CISE, e o transporte é da responsabilidade dos mesmos. A realização da atividade está dependente das condições meteorológicas. Os interessados em participar podem inscrever-se no site www.cise.pt, através do endereço de correio eletrónico cise@cise-seia.org.pt ou por telefone 238 320 300.
Recorde-se que a Mata do Desterro foi cedida, em 2007, pela EDP, por um período de 50 anos, ao Município de Seia, tendo em vista o aproveitamento dos recursos existentes no local para o desenvolvimento de atividades de investigação, educação ambiental, turismo e lazer.
Trata-se de uma área com cerca de 136 hectares, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, florestada essencialmente com pinheiros, acácias e eucaliptos.
Com este projeto pretende-se reconverter a mata existente num bosque com características idênticas às existentes no andar fitogeográfico em que está inserido, através de ações de abate seletivo e gradual de espécies exóticas e de plantações e/ou sementeira de espécies autóctones.
O local é igualmente apreciado pelo pedestrianismo, sendo servido por um conjunto de três percursos pedestres, com diferentes graus de dificuldade, que permitem apreciar a fauna e a flora da mata.