O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela vai promover, no próximo dia 28 de fevereiro, mais uma plantação na Mata do Desterro, uma acção integrada no projecto de recuperação ambiental desta área florestal protegida.
Com este projecto pretende-se “reconverter a mata existente num bosque com características idênticas às existentes no andar fitogeográfico em que está inserido, através de acções de abate selectivo e gradual de espécies exóticas e de plantações ou sementeira de espécies autóctones”, adianta em comunicado o CISE.
A participação na actividade é gratuita, sendo recomendado o uso de calçado confortável, agasalho, impermeável e merenda para o almoço.
O ponto de encontro está agendado para as 9h00, no CISE.
A Mata do Desterro, recorde-se, foi cedida, em 2007, pela EDP, por um período de 50 anos, ao Município de Seia, tendo em vista o aproveitamento dos recursos existentes no local para o desenvolvimento de actividades de investigação, educação ambiental, turismo e lazer.
Trata-se de uma área com cerca de 136 hectares, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, florestada essencialmente com pinheiros, acácias e eucaliptos.
O local é igualmente apreciado pelo pedestrianismo, sendo servido por um conjunto de três percursos pedestres, com diferentes graus de dificuldade, que permitem apreciar a fauna e a flora da mata.