CentroTV

ClimAgir ensina crianças a plantar sobreiros na Lousã

Alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico da Lousã plantaram sobreiros com a CIM Região de Coimbra no Dia da Floresta Autóctone, ontem, no âmbito do projeto ClimAgir, que visa alertar para as consequências das alterações e para a necessidade de preservar estas espécies.

O Bolotas – um sobreiro em forma de mascote do ClimAgir – apresentou aos alunos a problemática das alterações climáticas. “Sensibilizando para as causas, o Bolotas e os técnicos do ClimAgir apresentam as medidas e comportamentos a adotar em termos ambientais, nomeadamente a importância de preservar as plantas autóctones, fundamentais para o desenvolvimento sustentável, criando e dinamizando atividades económicas, como o caso da cortiça, bem como a importância destas espécies florestais com cariz mais resistente aos incêndios”, adianta a CIM Coimbra em comunicado.

Em parceria com a Câmara da Lousã e o Agrupamento de Escolas local, a iniciativa desenvolveu-se na Escola Básica n.º 1 da Lousã e terminou no Parque Urbano, junto ao Centro de Saúde onde o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, ajudou as crianças a plantar esta espécie autóctone, juntamente com o presidente e o Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, João ataíde e Jorge Brito, o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, e o diretor do Agrupamento de Escolas da Lousã, Pedro Balhau. Participaram ainda na acção o comando territorial da GNR da Lousã, os GIPS e os Bombeiros Municipais da Lousã.

O ClimAgir surge como uma das “medidas específicas previstas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), documento estruturante que contempla o conhecimento das especificidades setoriais (Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana), avaliação da vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas e identificação, definição e priorização de medidas de adaptação específicas para o território da CIM Região de Coimbra”.

O ClimAgir é executado no âmbito da candidatura “Reforço das Capacidades de Adaptação às Alterações Climáticas – Ações de Comunicação e Sensibilização na CIM-RC”, financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão.