Entre abril e outubro deste ano letivo, o projeto visitou um “total de 25 escolas, alcançando mais de 1.800 alunos com um ciclo de atividades focado na adaptação climática, sustentabilidade e proteção ambiental. O envolvimento dos jovens e a qualidade da intervenção foram notórios, como demonstram os números recolhidos”.
De acordo com o feedback dos participantes, “100 por cento consideraram os conteúdos apresentados como adequados e pertinentes, com a maioria a afirmar que as atividades superaram as suas expectativas. A avaliação média global atingiu uma impressionante classificação de 4,6 em 5, e mais de 92% dos inquiridos elogiaram a clareza, qualidade e eficácia dos oradores. O conhecimento adquirido mereceu uma nota média de 4,5 em 5, um forte indicador do impacto positivo do +Climagir na promoção da literacia climática entre os mais novos”, frisa a CIM.
“Este sucesso é um reflexo do trabalho conjunto entre a CIM Região de Coimbra, os municípios e, sobretudo, o empenho visível das comunidades escolares. Estes parceiros continuam a demonstrar que, se trabalharmos lado a lado, é possível construir um futuro mais resiliente para a região”, salienta.
O +Climagir “regressa em força para o ano letivo 2025/2026, trazendo um tema de importância crítica para a região: a floresta. As novas ações centrar-se-ão nas medidas de prevenção, proteção e resposta em situações de risco florestal”.
“A intenção é clara: sensibilizar os jovens para o papel vital da floresta no equilíbrio ambiental, reforçando a literacia em matéria de segurança e prevenção. A floresta é um recurso muito importante para a Região de Coimbra, que garante biodiversidade, proteção do solo e qualidade de vida – um património que só o cuidado e o conhecimento coletivos podem verdadeiramente preservar”, realça ainda a CIM.
O projeto +Climagir é uma iniciativa financiada pelo Fundo Ambiental e integrada na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e visa aproximar as temáticas da sustentabilidade e da adaptação climática das novas gerações, através de ações educativas e participativas nas escolas e municípios da Região de Coimbra.