CentroTV

ClimAgir já chegou a dois milhares de jovens da Região de Coimbra

Dois milhares de alunos das escolas da Região de Coimbra receberam as iniciativas do projeto ClimAgir, que visa a sensibilização para as alterações climáticas da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, tendo sido distribuídos cerca de dois mil sobreiros para replantação, em novembro e dezembro.

As ações decorreram junto de 85 turmas do Ensino Básico e Secundário dos concelhos da Figueira da Foz, Lousã, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Mira, nos primeiros dois meses que se seguiram à apresentação formal do projeto, na Mealhada e que contou com o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

A 24 de novembro, a CIM RC assinalou como uma ação do projeto ClimAgir o Dia da Floresta Autóctone, no Parque Urbano da Lousã, onde foram plantados sobreiros, na presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins e o presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde.

O Bolotas integrou também, por quatro vezes ao longo do mês de dezembro, a animação do Castelo Mágico, em Montemor-o-Velho, no âmbito das comemorações de Natal. Também no mesmo âmbito, mas em Penela, o ClimAgir marcou presença, a 15 de dezembro, junto ao Penela Presépio, desta vez com a Tenda ClimAgir, que recebeu cerca de 400 visitantes, de diversas idades, nas suas atividades e jogos didáticos sobre as alterações climáticas e a preservação da floresta autóctone.

Até Setembro de 2019, o ClimAgir promove a Ação Escolas nos restantes 14 concelhos da Região de Coimbra, e continuará com a presença da Tenda ClimAgir, nos 18 municípios. Durante o verão, as ações decorrem nas praias. Ainda este ano, a CIM RC irá promover a Ação Saúde Pública ClimAgir destinada a Técnicos de Saúde, Técnicos dos Municípios, Auxiliares de Lares de Idosos, Estabelecimentos de Ensino.

O ClimAgir surge como uma das medidas específicas previstas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), documento estruturante que contempla o conhecimento das especificidades setoriais (Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana), avaliação da vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas e identificação, definição e priorização de medidas de adaptação específicas para o território da CIM Região de Coimbra.

O ClimAgir é executado no âmbito da candidatura “Reforço das Capacidades de Adaptação às Alterações Climáticas – Ações de Comunicação e Sensibilização na CIM-RC”, financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão.