Entre 2 e 4 de maio, a Universidade de Coimbra (UC) vai organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), com a Associação Académica de Coimbra (AAC) e com a Erasmus Student Network Coimbra (ESN Coimbra), a primeira EC2U Students Week, que vai reunir na cidade 110 estudantes, oriundos de 9 universidades europeias.
A iniciativa vai juntar estudantes das sete universidades que integram a Aliança EC2U: a UC, a Universidade de Poitiers (França), a Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade de Pavia (Itália) e a Universidade de Turku (Finlândia). Aos 100 alunos das universidades EC2U, juntam-se ainda cinco estudantes da Universidade de Linz (Johannes Kepler Universität Linz, Áustria), instituição que se juntou à aliança na nova candidatura a financiamento da Comissão Europeia, bem como 5 estudantes da Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv (Ucrânia), que é parceira da EC2U desde abril de 2022, aos quais a Universidade de Coimbra atribuiu bolsas para frequentar esta atividade.
Os estudantes vão ter a oportunidade de participar em diversas atividades culturais e desportivas, como também em debates para refletir sobre a Europa. A sessão de acolhimento vai acontecer na próxima terça-feira, dia 2 de maio, no Colégio da Trindade, a partir das 10h00. Vai contar com a presença do vice-reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, do coordenador da EC2U, Ludovic Thilly (a distância), do presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro, e da presidente da Erasmus Student Network Coimbra, Mariana Santos.
A sessão de encerramento vai decorrer na quinta-feira, dia 4 de maio, pelas 18h30, na Câmara de Coimbra, com a participação do reitor da UC, Amílcar Falcão, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro, e da presidente da Erasmus Student Network Coimbra, Mariana Santos.
Para o reitor da Universidade de Coimbra, “estes encontros de estudantes ao abrigo das atividades da EC2U são momentos únicos de partilha e de reflexão sobre a Europa, sendo, por isso, essenciais para fomentar a paz e o diálogo junto das novas gerações”.
“Coimbra acolhe, com muita alegria, os estudantes da aliança EC2U, na certeza de que a experiência de convívio na nossa cidade propícia verdadeiras oportunidades para viver os valores europeus que nos unem no esforço de apoio à paz, à segurança e à defesa da democracia”, sublinha o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.
Para a Associação Académica de Coimbra, como “instituição representante de todos os estudantes da Universidade de Coimbra, a rede EC2U demonstra ser altamente relevante no que é a ligação com outras associações europeias. Esta relevância é acentuada em momentos como este, em que a nossa cidade é palco de eventos que envolvem todos os membros da aliança para a discussão e reflexão acerca de problemáticas do ensino superior europeu. A Associação Académica de Coimbra estará sempre disponível para auxiliar a EC2U em iniciativas como esta, tanto a nível nacional como europeu, e no dia 4 de maio irá organizar uma visita guiada dos espaços da AAC ao staff da EC2U Students Week, para dar a conhecer as instalações e estruturas da nossa Casa”, destaca o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro.
“A EC2U Students Week constitui a oportunidade para a comunidade EC2U se reunir sob o tema Together Sharing Visions. Este é o momento para os Estudantes expressarem as suas opiniões sobre o futuro da EC2U, discutir temas relevantes como cultura, desporto e sustentabilidade ambiental; e, sobretudo, partilhar momentos inesquecíveis em Coimbra”, refere o representante dos estudantes da Universidade de Coimbra na EC2U através da Erasmus Student Network Coimbra, Francisco Silva.
A EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias é uma aliança universitária europeia multicultural e multilingue coordenada pela Universidade de Poitiers, que pretende desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades. A Aliança baseia-se numa cooperação única, que envolve comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos.