CentroTV

Coimbra assinala Dia Internacional dos Monumentos com disponibilização de conteúdos online

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinala, hoje, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com a disponibilização de conteúdos culturais online de forma gratuita.

O objetivo é “partilhar com o público, que está fisicamente afastado dos espaços culturais devido ao Plano de Contingência para pandemia da COVID-19, a diversidade do património cultural que a cidade dispõe e o seu contributo para a identidade de Coimbra”, frisa a autarquia em nota de imprensa.

 No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a autarquia “desafia ao consumo de conteúdos culturais online, que serão disponibilizados no site (www.cm-coimbra.pt), no Youtube oficial do Município (https://bit.ly/DiaInternacionalMonumentosSítiosCoimbra2020) e na plataforma da Direção-Geral do Património Cultural (w3.patrimoniocultural.pt/dims2020) suscitando a curiosidade para visitas presenciais quando a fase de confinamento que hoje se vive for ultrapassada”.

A CM Coimbra disponibiliza, virtualmente, um conjunto de conteúdos sobre diferentes Núcleos do Museu Municipal de Coimbra, roteiros temáticos que promovem o património e a história da cidade, bem como sobre o poeta João José Cochofel e a sua casa de família, entretanto transformada pela autarquia em Casa da Escrita.

“Património Partilhado – Culturas Partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada” é o tema definido pela Direção-Geral do Património Cultural para assinalar a efeméride que, por decisão do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovação da UNESCO, se celebra a 18 de abril, desde 1982.

“Todos os anos é solicitado aos Estados-membros da UNESCO que, neste dia, promovam atividades e visitas a sítios históricos, monumentos e museus, este ano, com o intuito de que o património seja partilhado e recebido pelas diferentes comunidades espalhadas pelo mundo como importante foco de agregação de grupos, de relações entre culturas, e de responsabilização coletiva na proteção e salvaguarda dos atributos, dos significados e valores que constituem a nossa herança comum”, refere.

A Câmara Municipal de Coimbra disponibiliza, então, os seguintes conteúdos:

Roteiros Temáticos, que permitem aceder a diversos aspetos relevantes associados ao património cultural e turístico da cidade;

Catálogo da Exposição evocativa do centenário do nascimento do poeta João José Cochofel;

Entrevista do Arquivo da RTP, de 29-11-1974, a João José Cochofel, na Casa da Escrita, sob a perspetiva de complemento à exposição dedicada ao poeta;

Livro D. Sesnando Davides – O Herói Improvável, da autoria de Alice Eça Guimarães e ilustração de Jorge Ribeiro, associado ao Núcleo da Cidade Muralhada – Torre de Almedina, do Museu Municipal de Coimbra;

Três vídeos, que integram o programa museológico do Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra – Torre de Anto, do Museu Municipal de Coimbra, intitulados “Dos primórdios à afirmação – Séc. XIX”; “Do Modernismo aos anos 50 – Séc. XX” e “Da Canção de Intervenção à Contemporaneidade – Séc. XX – XXI”.

Com esta iniciativa a CM Coimbra “associa-se novamente, ainda que se readaptando ao atual contexto de confinamento social, à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em 2020, iniciativa com ampla projeção nacional e internacional, potenciando o incremento da procura turística da cidade, tanto na vertente física como no espaço virtual, continuando assim a afirmar a promoção e a valorização da cidade e do seu património”, conclui.