CentroTV

Coimbra assinala Dia Mundial do Ambiente

A Câmara de Coimbra comemora o Dia Mundial do Ambiente, hoje, com a realização de um conjunto de jogos dirigidos aos mais novos.

Tradicionais ou mais recentes, todos eles surgem adaptados à temática ambiental, numa perspetiva de didatismo e sensibilização.

As comemorações vão decorrer na margem esquerda do Parque Verde do Mondego, junto aos edifícios dos desportos náuticos, em dois períodos: das 9h30 às 12h00 e das 12h00 às 16h30.

A programação é dirigida às escolas do 1.º Ciclo inscritas no Programa Eco-Escolas e está prevista a distribuição de T-Shirts alusivas ao dia.

Independentemente de outras participações que venham a surgir, estão já confirmados mais de 300 alunos.

No período da manhã, 53 alunos de S. Bartolomeu, 25 alunos da Solum Sul e 100 alunos da Quinta das Flores; no período da tarde, 30 alunos de S. Bartolomeu, 25 alunos da Solum Sul e 100 alunos da Quinta das Flores.

Aos mais novos, é proposta a participação em oito jogos. Um deles é o tradicional Jogo da Macaca, mas neste caso subordinado ao tema da remoção de dejetos caninos. Já o Jogo do Galo surge adaptado ao tema da valorização de óleos alimentares usados. Jogo do Galo que tem uma segunda variante, adaptada à valorização por compostagem.

Segue-se o Código Verde, um jogo que testa a rapidez e sabedoria na deposição correta de resíduos, com ou sem valor, através da simulação de um circuito urbano pré-definido. Na próxima segunda-feira, o Jogo da Glória também será diferente, uma vez que é adaptado à temática dos resíduos, com enfoque na redução da produção de resíduos na origem.

O Jogo da Glória terá direito a uma segunda versão, também subordinada aos resíduos, mas com abordagem temática transversal (redução, acondicionamento e deposição, valorização, recolha de monos e monstros e limpeza urbana).

Já nos Registos Fotográficos, os participantes podem, após a realização das atividades, fazer fotografias com os vários adereços disponibilizados. Por último, o Aqui há Saco! pretende sensibilizar para o correto acondicionamento de resíduos diferenciados e indiferenciados.