CentroTV

Coimbra assiste hoje à segunda procissão da Rainha Santa

Coimbra assiste hoje à segunda procissão da Rainha Santa.

A procissão jubilar da misericórdia parte hoje, pelas 19h00, da Igreja de Santa Cruz com destino à Sé Nova.

Esta é uma das novidades do programa religioso das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2016, que acontece devido à celebração dos 500 anos de beatificação da Rainha Santa.

As janelas e as varandas dos prédios da Baixa de Coimbra já estão a rigor, coloridas com as tradicionais colchas, com quadras, símbolos da cidade, do país ou simplesmente com mensagens de homenagem à padroeira de Coimbra.

A imagem da Rainha Santa Isabel vai estar em exposição na Igreja de Santa Cruz durante a manhã e a tarde, sendo que logo após a missa das 18h00, a procissão jubilar da misericórdia vai conduzir a imagem da Rainha Santa Isabel da Igreja de Santa Cruz para a Igreja da Sé Nova.

A chegada à Catedral de Coimbra está prevista para as 21h00. A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) elaborou um Plano Prévio de Intervenção e Segurança para as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2016 para assegurar as condições de segurança indispensáveis a todos os eventos.

Em caso de necessidade, o plano prevê o desencadear de operações de prevenção, proteção e socorro que salvaguardem e protejam pessoas e bens, nas áreas (e respetivas envolventes) dos percursos das procissões e dos espetáculos musicais e pirotécnicos.

Assim, hoje o trânsito será cortado, a partir das 17h00, em todo o trajeto do cortejo religioso. Ou seja, na Praça 8 de Maio, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Av. Sá da Bandeira, Rua P. António Vieira, Couraça dos Apóstolos, Rua Inácio Duarte e nos largos do Marquês de Pombal e da Sé Nova. Recorda-se ainda que o trânsito e o estacionamento estão proibidos, desde as 20h00 de ontem e até às 22h00 de hoje, na Rua Inácio Duarte, Largo Marquês de Pombal, Rua dos Estudos e Largo da Feira dos Estudantes.

Tendo em vista facilitar a passagem da procissão e atendendo à interrupção do trânsito nos espaço atrás referidos, será ainda proibido o estacionamento, desde as 16h00, nos Parques de Estacionamento do Mercado D. Pedro V (os de superfície e o subterrâneo) e no lado direito da via, sentido ascendente, da Rua Padre António Vieira. A passagem na Rua Larga será permitida, de modo a possibilitar o acesso aos moradores da Alta.

A lista de entidades envolvidas inclui, além de outras unidades da CMC, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Polícia Municipal. A estas juntam-se o Centro Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, bombeiros voluntários de Coimbra e Brasfemes, Cruz Vermelha Portuguesa, INEM, PSP, GNR e Corpo Nacional de Escuteiros.