CentroTV

Coimbra avança com recolha seletiva de biorresíduos

A Câmara Municipal (CM) Coimbra vai avançar com um projeto de recolha seletiva de biorresíduos, que incidirá, numa primeira fase, na freguesia de Santo António dos Olivais e na União de Freguesias de Coimbra, estando prevista uma recolha de 1500 toneladas de biodegradáveis.

“A operação que inclui, nesta primeira fase, a aquisição de uma viatura específica de recolha, de 8500 contentores domésticos (de 7 litros) e de 200 contentores equipados com controlos de acesso (de 800 litros), já foi aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR)”, adianta a autarquia em nota.

O objetivo da autarquia é “potenciar a diminuição dos resíduos depositados em aterro e continuar a melhorar o meio ambiente, dando assim o seu contributo à escala local para mitigar as alterações climáticas”.

O projeto de recolha seletiva de biorresíduos da cidade de Coimbra vai “avançar brevemente, com a autarquia a garantir cofinanciamento do POSEUR, destinando-se, nesta primeira fase, à freguesia de Santo António dos Olivais e à União de Freguesias de Coimbra, já que estas foram identificadas como adequadas para o efeito da recolha, nomeadamente pela densidade populacional (que permite potenciar os resultados a alcançar) e por ser um circuito de recolha já implementado para os resíduos urbanos indiferenciados. O investimento total e elegível é de 624.163,50 euros e a comparticipação de 75%, no valor de 468.122,62 euros”.

“Estima-se que esta intervenção abranja, assim, uma população de cerca de 15.000 habitantes (cerca de 9000 alojamentos), correspondente a 11% do total da população residente no concelho”, refere.

A operação é realizada com o apoio da ERSUC, Resíduos Sólidos do Centro S.A., que “fica com o compromisso de receber e valorizar os biorresíduos entregues pelo Município de Coimbra”.  

“Recorde-se que biorresíduos são todos os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, alimentares e de cozinha das habitações, dos restaurantes e similares, retalhistas e resíduos similares das unidades de transformação de alimentos2, conclui.