CentroTV

Coimbra celebra São Teotónio fundador do Mosteiro de Santa Cruz

A Igreja de Santa Cruz celebra, hoje, a festa litúrgica do Fundador do Mosteiro da Santa Cruz e primeiro santo português.
Durante todo o dia estará exposta a relíquia do padroeiro secundário da Diocese de Coimbra para a veneração dos fiéis. De manhã as celebrações terão os horários habituais: 9h, 10h e 11h. À tarde, pelas 17h haverá o canto do ofício de Vésperas e às 17h30 o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes celebra a Missa solene de São Teotónio.
Após a celebração eucarística, à porta da Igreja de Santa Cruz, na Praça 8 de Maio, haverá uma “Serenata a São Teotónio” com fado e música de Coimbra, organizada pelo histórico Café Santa Cruz.
São Teotónio nasceu em Ganfei (Valença do Minho) aproximadamente no ano 1082 e foi educado piedosamente desde a infância. Quando D. Crescónio, seu tio, foi nomeado bispo de Coimbra, levou-o consigo para esta cidade e confiou ao arcediago D. Telo a sua formação nas disciplinas eclesiásticas.
Depois de ordenado sacerdote, foi nomeado prior da Igreja da Sé de Viseu. Fez duas peregrinações à Terra Santa. No regresso da segunda peregrinação, insistentemente convidado por D. Telo e outros dez homens de grande virtude, fundou com eles o mosteiro da Santa Cruz em Coimbra, de que foi membro eminente e muito admirado, nomeadamente por S. Bernardo de Claraval. Teve também papel importante em algumas conjunturas da pátria. Morreu em 18 de Fevereiro de 1162.