CentroTV

Coimbra com iluminação de Natal a partir de hoje

A iluminação de Natal em Coimbra é hoje ligada, pelas 17h00.

“Este ano serão 420 mil luzes que vão dar mais brilho à cidade durante a época natalícia, tornando-a mais atrativa, convidando a passeios pelos lugares iluminados, que incidem sobretudo nos locais de comércio e restauração, por forma a criar um atrativo extra para apoiar um setor que tem sido dos mais afetados pela pandemia”, refere a Câmara de Coimbra.

Recorde-se que a CM Coimbra decidiu “cancelar as restantes iniciativas que habitualmente constituem a programação de Natal, desde logo o concerto de inauguração da iluminação, sendo que parte desse investimento é canalizado agora para o programa de apoio aos munícipes afetados pela pandemia da COVID-19 e ao comércio local”.

Este ano, a “magia do Natal chega mais cedo a Coimbra. Amanhã, pelas 17h00, são ligadas as luzes de Natal, com vários locais a iluminarem-se para dar mais brilho à cidade durante esta época festiva”. A aposta da autarquia passa também por “criar um atrativo extra para o comércio e restauração de rua, que têm sido dos setores mais afetados pelas medidas de contingência da pandemia.”

Estes estabelecimentos comerciais já podem “aderir ao programa de apoio criado pela CM Coimbra – e as famílias a partir de 01 de dezembro – através dos diversos serviços de atendimento da autarquia, incluindo os serviços online (https://servicosonline.cm-coimbra.pt)”.

Este programa de apoio aos munícipes que “perderam rendimentos durante a pandemia da COVID-19 e ao comércio local tem uma dotação de meio milhão de euros, sendo que parte dessa verba foi canalizada da programação de Natal que a autarquia decidiu cancelar. Assim, a já tradicional pista de gelo, o carrossel parisiense, o concerto de inauguração da iluminação de Natal e toda uma vasta programação natalícia promovida pela CM Coimbra nos últimos sete anos ficam, em 2020, sem efeito”, refere ainda a autarquia.

O apoio às famílias será “atribuído em forma de vales de compras cujo valor varia mediante a composição do agregado familiar. Os agregados familiares com cinco ou mais pessoas podem receber um apoio de 460 euros, com três ou quatro pessoas 320 euros e até duas pessoas 160 euros, que podem ser acumulados com outros, de idêntica natureza, nomeadamente os previstos na lei ou em regulamento municipal”.

Nos estabelecimentos aderentes, os vales de compra podem ser usados na aquisição de bens alimentares, artigos de higiene e limpeza, equipamentos de proteção individual, roupa, calçado, eletrodomésticos, artigos para o lar, estando excluídos bens considerados de luxo ou supérfluos.