CentroTV

Coimbra comemora 50 anos do 25 de Abril com programa que se estende até ao final do ano

A Câmara Municipal de Coimbra vai assinalar o 50º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas dirigidas a diferentes públicos, a decorrer em vários espaços do concelho.

Uma Assembleia Municipal Jovem, contos sobre a Liberdade para o púbico infantojuvenil, a apresentação da WebApp Roteiros de Coimbra – A Coimbra de Zeca Afonso, a inauguração da Coimbra BD e um concerto comemorativo da efeméride, com a Brigada Victor Jara, o Coletivo Tanto-Mar e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila marcam o programa da autarquia para o dia em que se celebra meio século da Revolução dos Cravos.

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril não se esgotam aqui e prolongam-se até ao final do ano, em vários locais do concelho, com um programa vasto e variado que conta com diversas iniciativas municipais, com o cunho da Comissão para as comemorações dos 50 anos do 25 Abril e outras promovidas por
coletividades locais.

O programa “Abril por dizer” foi apresentado hoje, dia 3 de abril, em conferência de imprensa, que decorreu no Salão Nobre da autarquia, com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente da Assembleia Municipal, Luís Marinho, da diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Maria Carlos Pêgo, e do representante da Comissão, Delfim Leão.

O destaque, para além da sessão solene com direito a intervenções das várias forças políticas na manhã de dia 25, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vai para o concerto “É Bonita a Festa”, em alusão à música Tanto- Mar de Chico Buarque, que vai juntar a Brigada Victor Jara, o Coletivo Tanto-Mar e o Grupo
Folclórico e Etnográfico de Arzila, para um espéculo imperdível, às 18h30, na Praça do Comércio.

O programa tem início às 9h30, com a habitual cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, com a participação de bandas filarmónicas do concelho, seguida da Sessão Solene Comemorativa dos 50º Aniversário do 25 de Abril no Salão Nobre da CM de Coimbra, com as habituais intervenções das várias forças políticas, e da realização de uma Assembleia Municipal Jovem. Este evento, organizado pela Assembleia Municipal de Coimbra, tem como objetivo assinalar a data com uma experiência interativa e marcante para as diferentes gerações. Para tal, a Assembleia Municipal de Coimbra convidou cada Escola/Agrupamento do concelho a preparar um texto sobre o tema “Defender a Liberdade de Todos e de Cada Um” para ser apresentado e votado no dia 25 de Abril, no Salão Nobre. Os jovens representantes das escolas foram convidados a assistir à Sessão Solene e, de seguida, a tomarem os seus lugares no plenário jovem.

Às 10h00, têm início os Contos de Liberdade na biblioteca jardim “Ler ao Cubo” do Parque Verde do Mondego. A iniciativa, promovida pela Biblioteca Municipal de Coimbra, é dirigida a crianças com mais de seis anos.

Já da parte da tarde, está marcada a inauguração da Coimbra BD 2024, às 15h00, no Convento São Francisco. Um evento de referência organizado pela Câmara Municipal, que este ano dedica especial atenção ao tema da Liberdade, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril. A entrada é livre.

Meia hora depois da inauguração da Coimbra BD, é apresentada à cidade o novo roteiro turístico A Coimbra do Zeca Afonso. Este roteiro evoca a figura emblemática de José Afonso, durante o período em que esteve em Coimbra, desde os tempos de liceu à conclusão dos estudos na Universidade e à carreira docente, da qual é expulso por razões políticas. Com este roteiro, a Câmara Municipal pretende recordar não só a personalidade e obra do músico e poeta ligado à luta pela Liberdade, mas também o seu contributo na Canção de Coimbra, focando aspetos histórico-culturais ligados às vivências e tradições académicas património imaterial da humanidade.