CentroTV

Coimbra é dos distritos onde se compra mais casas T4 e T5

De acordo com o Barómetro de Crédito Habitação 2020 realizado pelo simulador de empréstimo para comprar casa, ComparaJá.pt, a região de Coimbra é das que solicita mais pedidos de crédito para adquirir imóveis de tipologia T4.

Segundo os dados, “24,5% destes habitantes escolhe casas com quatro divisões, fenómeno que só tem maior representatividade nos distritos de Bragança (25,6%) e em Portalegre (27%)”, revela o compara.ja.pt em nota de imprensa.

No entanto, a maior parte da população que compra casa em Coimbra “opta por um T2 (44,1%), à semelhança daquilo que se observa nos restantes distritos de Portugal. Em sentido contrário, as tipologias menos procuradas são T0 e T1, sendo que esta última não vai além de 4,6% de pedidos de financiamento na região em análise”.

“É de salientar que os habitantes de Coimbra são, a seguir aos de Castelo Branco (7,4%), os que mais solicitam empréstimo para adquirir imóveis com cinco ou mais divisões (6,9%)”, revela o estudo.

No que diz respeito à formação académica, 39,5% dos proponentes de empréstimo para comprar casa, no distrito de Coimbra, detém licenciatura. Mas é entre os formados com mestrado ou doutoramento que esta região se destaca de todas as outras. 20,2% dos consumidores de crédito imobiliário finalizaram os graus mais elevados de formação, patamar atingido por apenas aos 7,4% dos clientes da Guarda e 8% no distrito de Viana do Castelo.

Em todo o caso, também se observa um número considerável de pedidos de empréstimo efetuados no distrito de Coimbra, cujos proponentes apenas finalizaram o ensino básico ou primário. Aqui contabiliza-se 10,2%, enquanto em Lisboa, Castelo Branco e Évora, a percentagem de consumidores com esta formação não chega aos 7%.

Relativamente à faixa etária dos clientes de crédito imobiliário, 65,3% do distrito de Coimbra estão dentro da idade normal de pedido de financiamento (até aos 40 anos). A maior fatia destes clientes (26%) tem entre 31 e 35 anos e a segunda faixa etária mais representativa tem idades compreendidas entre os 36 e os 40 anos (25,4%).

Por outro lado, quando comparado com outros distritos, há uma maior preponderância das solicitações de crédito habitação em Coimbra depois de completarem 50 anos. Nesta região contabilizam-se 6,7%, ao passo que em Leiria, Bragança e no Porto, registam menos de 5% de pedidos de financiamento por parte de clientes com mais de meio século de vida.