CentroTV

Coimbra entrega primeiros vales de compras de natal

Foram entregues os primeiros vales de compras no âmbito do programa de apoio criado pela Câmara Municipal de Coimbra para apoiar as famílias do concelho, que perderam rendimentos durante a pandemia da COVID-19, mas também para dinamizar o comércio da cidade nesta época natalícia.

Com uma verba disponível de meio milhão de euros, sendo que parte foi canalizada da programação de Natal que a autarquia decidiu cancelar, este programa vai vigorar até 31 de janeiro de 2021, podendo as famílias e os estabelecimentos comerciais, com exceção das grandes superfícies comerciais, hipermercados, estabelecimento de bebidas ou tabacos, de combustível, instituições bancárias, de crédito e seguradoras, aderir até então.

Neste momento, são já 48 os estabelecimentos aderentes, que representam várias áreas de atividade económica, desde o comércio tradicional, mercearia, restauração, papelaria, pronto a vestir, ótica.

Recorde-se que este programa foi apresentado pela Câmara Municipal de Coimbra no mês de novembro e consiste em atribuir apoio às famílias em forma de vales de compras que, mediante a composição do agregado familiar, poderá variar entre os 160€ e os 460€ por agregado familiar.

“Este apoio será para utilização exclusiva em estabelecimentos de comércio local de Coimbra, que tenham aderido previamente ao programa, e só poderá ser usado na aquisição de bens essenciais, tais como alimentação, roupa, artigos de higiene e limpeza, equipamentos de proteção individual, calçado, eletrodomésticos, artigos para o lar e outros equiparados”, refere o município.

“Tratando-se de um programa a implementar durante a época natalícia, os vales poderão ainda ser utilizados para a aquisição de brinquedos para as crianças”, conclui.