CentroTV

Coimbra não passou para a fase final da Capital Europeia da Cultura 2027

A cidade de Coimbra não foi escolhida para a próxima fase da competição que vai eleger a Capital Europeia da Cultura em 2027.

As cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora são finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2017, de um total de 12 candidaturas, revelou hoje a organização, em Lisboa.

“Infelizmente, Coimbra não é uma das cidades finalistas da competição que irá eleger a Capital Europeia da Cultura em 2027. Contudo, não poderia deixar de ressalvar o enorme orgulho nesta candidatura e todo o trabalho de preparação deste processo, que foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos.”, afirma José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

O autarca acrescenta, ainda, “apesar de não avançarmos para a próxima fase do concurso, a ambição de implementarmos este projeto cultural que visa elevar não só a cidade, como toda a região, mantém-se! Vamos continuar a apostar na inovação, renovação, cosmopolitismo e reedificação que sonhamos para Coimbra”.

Já para Luís de Matos, “o trabalho deve continuar para que não se perca o que se conseguiu. Estamos certos de que esta candidatura foi apenas o “rastilho” para tornar a cidade numa referência cultural a nível nacional e internacional”.

O coordenador do Grupo de Trabalho da Candidatura de Coimbra a CEC 2027 salienta que “a candidatura da cidade já foi um catalisador de mudanças irreversíveis, não apenas do ponto de vista da promoção do diálogo, sinergias e envolvimento dos diferentes parceiros, mas, também, da realização de ações efetivas, como as obras na zona ribeirinha, a criação do Conselho Municipal de Cultura, o acolhimento da Companhia Paulo Ribeiro e a criação do primeiro polo internacional do Museu da Língua Portuguesa. Coimbra ganhou, assim, uma consciência profunda do que é e do que quer vir a ser!”, conclui