CentroTV

Coimbra preparada para a primeira procissão da Rainha Santa Isabel

As janelas e as varandas dos prédios da Baixa de Coimbra já exibem as tradicionais colchas, com quadras, símbolos da cidade, do país ou simplesmente com mensagens de homenagem à padroeira de Coimbra. Hoje realiza-se a primeira procissão da Rainha Santa Isabel, mais logo, após a missa das 18h00, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

Esta é uma das três procissões que este ano, de celebração dos 500 anos de beatificação da Rainha Santa, integram o programa das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2016.

A procissão penitencial vai conduzir a imagem da Rainha Santa Isabel para a Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, com chegada prevista ao Largo da Portagem às 22h00, onde haverá uma saudação à Rainha Santa Isabel pelo Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues, cânticos pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e um espetáculo de pirotecnia.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) elaborou um Plano Prévio de Intervenção e Segurança para as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2016, para assegurar as condições de segurança necessárias a todos os eventos.

Em caso de necessidade, o plano prevê o desencadear de operações de prevenção, proteção e socorro que salvaguardem e protejam pessoas e bens, nas áreas (e respetivas envolventes) dos percursos das procissões e dos espetáculos musicais e pirotécnicos.

Desta forma, hoje, com a procissão penitencial a ter início às 19h00, o trânsito será cortado, a partir das 17h00, em todo o percurso do cortejo religioso. Ou seja, Calçada de Santa Isabel, Rossio de Santa Clara, Av. João das Regras, Ponte de Santa Clara, Largo da Portagem, Av. Emídio Navarro, ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz e Praça 8 de Maio.

O trânsito será também cortado, mas neste caso a partir das 23h00, nas ruas da Sofia e Olímpio Nicolau Rui Fernandes, atendendo à aglomeração e escoamento de pessoas na – e a partir da – Praça 8 de Maio. Tendo em vista permitir a passagem da procissão sem constrangimentos e atendendo à interrupção do trânsito nas artérias atrás referidas, será proibido o estacionamento, desde as 16h00 de hoje, junto à Igreja da Rainha Santa Isabel, na Avenida João das Regras, no estacionamento da Avenida Emídio Navarro junto à Ponte de Santa Clara, no Parque de Estacionamento da Avenida Emídio Navarro cuja entrada se situa em frente à Sanfil (e que será contornado pelo cortejo religioso) e nos lugares de estacionamento junto ao Hotel Astória.

A lista de entidades envolvidas inclui, além de outras unidades da CMC, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Polícia Municipal. A estas juntam-se o Centro Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, bombeiros voluntários de Coimbra e Brasfemes, Cruz Vermelha Portuguesa, INEM, PSP, GNR e Corpo Nacional de Escuteiros.