CentroTV

Coimbra Região Europeia da Gastronomia vai ter abertura formal dia 11 de maio

Vai ter lugar a cerimónia formal de abertura da Região Europeia de Gastronomia 2021-2022, no Convento São Francisco, em Coimbra, no dia 11 de maio, com início pelas 10H00.

A cerimónia conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

“A Região de Coimbra é Região Europeia da Gastronomia 2021-2022, uma distinção atribuída pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) que contribuirá para a concretização de um conjunto de objetivos que permitirão uma maior afirmação e sustentabilidade, quer ao nível da gastronomia, quer a nível económico, ambiental e social. A Chanfana, a Lampantana, o Cabrito, o Leitão, a Lampreia, o Pescado da Arte Xávega, a Sardinha da Figueira da Foz, o Arroz do Baixo Mondego, os Queijos DOP – Rabaçal e Serra da Estrela, a doçaria conventual, o mel, os enchidos, o vinho e a cerveja artesanal são os produtos que fazem parte do Bid Book de candidatura desta Região”, adianta a CIM Região de Coimbra em nota.

Recorde-se que a Região de Coimbra recebeu, em outubro de 2018, em Bruxelas, o título de Região Europeia da Gastronomia 2021 (recentemente prolongada até 2022).

A candidatura promovida pela CIM Região de Coimbra conta, entre os fundadores, com a Universidade de Coimbra, Turismo do Centro, Escola de Hotelaria e Turismo, Instituto Politécnico, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para além do apoio do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado do Turismo.