A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai reforçar a iluminação de Natal por todo o concelho e terá, este ano, mais nove locais da cidade iluminados.
A informação foi avançada pela vereadora da Cultura e Turismo da autarquia, Carina Gomes, que no decorrer da reunião do executivo municipal salientou que o objetivo foi canalizar para esta vertente o investimento que habitualmente é disponibilizado para atividades ao ar livre, uma vez que este ano há restrições à sua realização devido às contingências da pandemia COVID-19.
“Este ano serão 420 mil luzes que vão dar mais brilho à cidade durante a época natalícia, tornando-a mais atrativa, e serão ligadas mais cedo, já no próximo dia 27 de novembro, convidando a passeios pelos lugares iluminados, que incidem sobretudo nos locais de comércio e restauração”, frisa a autarquia.
A autarquia continua também a apostar na iluminação “amiga do ambiente”, utilizando LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético.
Este ano, a magia do Natal vai chegar mais cedo a Coimbra, precisamente daqui a um mês, com vários locais a iluminarem-se para dar mais brilho à cidade durante esta época festiva. A aposta da autarquia passa também por criar um atrativo extra para o comércio e restauração de rua, que têm sido dos setores mais afetados pelas medidas de contingência da pandemia.
A iluminação de Natal, que já começou hoje a ser montada pela cidade, chega, este ano, a mais nove novos locais, designadamente, à Praça das Bandeiras (no Convento São Francisco), à rotunda da Praça das Cortes, à Rua da Sota, à entrada das Escadas do Gato, ao Largo do Romal, ao Largo da Freiria, ao Largo das Olarias, ao Largo de Celas e à zona comercial do Girassolum. Uma forma da autarquia promover a atratividade da cidade e dinamizar a economia local, diminuindo os impactos negativos que resultaram do confinamento e das medidas de contingência impostas pelo curso da pandemia, mas sempre assegurando e vigiando o cumprimento das orientações das autoridades da saúde para este período difícil que a cidade, o país e o mundo atravessam.
“A Praça da República vai ficar toda iluminada e está ainda a ser ponderada a instalação de outros elementos, como forma de apoio aos estabelecimentos de bebidas e restauração que circundam este local. A Av. Sá da Bandeira também irá receber iluminação, com luzes dos dois lados, alternadamente em cada árvore, iluminação essa que prosseguirá quer pela Rua Ferreira Borges e Visconde da Luz, quer pela Rua da Sofia”, adianta a concluir a câmara.