CentroTV

Coimbra vai ter pista de BMX

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra irá analisar e votar o anteprojeto destinado à construção da futura Pista Municipal de BMX, prevista para os Campos do Bolão, a norte do parque de estacionamento da estação ferroviária de Coimbra B.

O anteprojeto foi desenvolvido em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, de modo a garantir que a Pista Municipal de BMX tenha as condições adequadas à prática desportiva e à realização de provas oficiais nacionais.

A CCDRC já emitiu parecer favorável à implantação da pista.

O recinto incluirá a pista principal, com respetiva rampa de saída de 5 metros, três curvas e quatro retas – sendo a segunda reta dupla -, meta e zona de desaceleração. Complementarmente, será executada uma pista de aquecimento e treino de juniores (pumptrack), com duas curvas e duas retas.

De modo a permitir a realização de provas, a pista principal terá que estar dotada de uma grelha de partida em estrutura galvanizada com 8m de largura mínima e um coberto na zona de pré-partida. A aquisição e montagem desta grelha é estimada em cerca de 15.000 euros, valor que inclui o fornecimento, transporte e montagem por técnicos acreditados do equipamento, instalações elétricas e mecânicas.

O recinto irá dispor de uma área destinada a equipas, assim como uma zona para espetadores. Estas áreas serão ocupadas por estruturas amovíveis, tais como gabinete para escritório, posto de primeiros socorros e WC.

A pista principal terá um acabamento em saibro compactado na zona de retas. Nas curvas e pontos de chegada de saltos, assim como ao longo da rampa de partida a superfície será acabada com betuminoso drenante, reduzindo assim as necessidades de manutenção e a degradação destes locais que estão naturalmente mais sujeitos a desgaste.

A pista de aquecimento e treino de juniores será executada na sua totalidade em saibro. O recinto é pavimentado com macadame simples (tout-venant). Ao longo das retas de ambas as pistas estão previstas trincheiras drenantes que captarão as águas pluviais. O espaço entre retas deverá ser recoberto por um prado natural.

Junto à zona destinada a espetadores está definido um espaço sensivelmente triangular que também deverá ser plantado com algumas árvores, as quais poderão projetar alguma sombra no recinto. A Pista Municipal de BMX deverá ser vedada, prevendo-se um acesso para visitantes e viaturas de apoio virado para o estacionamento existente.

O espaço irá contemplar infraestruturas elétricas de apoio assim como iluminação do recinto, prevendo-se ainda rede de abastecimento de água e esgotos de modo a garantir o funcionamento e a correta manutenção da pista, nomeadamente a rega periódica do saibro.