CentroTV

Coligação PCP/Verdes entregou listas para autárquicas no concelho de O. Hospital

João Dinis e o candidato à Câmara e João Abreu à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

A Coligação Democrática Unitária, CDU, entregou as Listas dos seus candidatos às próximas Eleições Autárquicas , no concelho de Oliveira do Hospital.

A coligação PCP /n Verdes tem candidatos à Câmara, Assembleia Municipal e às freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, Nogueira do Cravo, Meruge, Bobadela, Ervedal e Vila Franca da Beira.

João Dinis é candidato à Câmara de Oliveira do Hospital. “Com 68 anos, o candidato é professor aposentado do Ensino Básico, participou diretamente nas movimentações militares da Escola Prática de Cavalaria de Santarém que estiveram na base do 25 de Abril de 1974. Esteve sempre na frente da luta contra a extinção de Freguesias (2013) e pela democratização e transparência do Poder Local também em Oliveira do Hospital. Tem obra e experiência autárquicas pois foi Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira durante 12 anos e até à extinção desta Freguesia, em 2013, pelo governo PSD -CDS/PP da época. Ativista e dirigente de associações de defesa da agricultura, do ambiente e do mundo rural”, afirma a CDU em nota de imprensa.

João Alberto Garcia Abreu é o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. “Nasceu em Meruge, a 18 de Junho de 1956, e nesta localidade completou a instrução primária. Aderiu ao PCP em Março de 1975, época em que participou em várias “sessões de esclarecimento” por toda a região. Em 1976, foi candidato no Concelho de Oliveira do Hospital às primeiras Eleições para os Órgãos das Autarquias Locais. É membro do Comité Central do PCP desde o X Congresso (1983) e foi responsável pelas Organizações Regionais da Guarda e de Viseu deste Partido. Com participação pioneira na dinamização do associativismo popular, fundou a Associação dos Jovens da Freguesia de Meruge, responsável pela edição do Jornal “Lage Grande” e pela realização da maior iniciativa juvenil da região a “Festa da Juventude”. Já na década de 80, dinamizou a criação da ADSCVC – Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, da qual é o atual Presidente da Direção. Esta IPSS assegura o serviço social na Freguesia de Meruge desde 2001 e é responsável no concelho de Oliveira por programas nacionais como a RLIS/SAAS e o CLDS. A ADSCVC organiza ainda, em parceria com a Junta de Freguesia, a “Feira do Porco e do Enchido”, certame emblemático em toda a região. Tem colaboração regular em vários órgãos de comunicação social da região, mantendo uma Crónica Semanal, na Emissora das Beiras – Caramulo. Em 1987 foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Meruge, sendo reeleito em mais dois mandatos. Desde 2013 assumiu a presidência da Assembleia de Freguesia de Meruge. Neste período de tempo a Freguesia de Meruge conheceu o maior índice de desenvolvimento social, cultural e material da sua história. Nas próximas Eleições Autárquicas, é de novo cabeça de lista da CDU à Freguesia de Meruge e foi indicado para primeiro candidato à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital”, adianta.

Vítor Matos é o candidato à União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços. “Com 67 anos, participou nos corpos sociais de associações e coletividades, de, desporto cultura e recreio, do distrito de Lisboa, entre elas: Federação das coletividades de Lisboa (vice presidente) Federação de Loures, Associação Humanitária dos bombeiros de Sacavém. Foi membro da Assembleia Municipal de Loures. Atualmente está reformado e reside no concelho de Oliveira do Hospital”.

Luís Martins Almeida é o candidato à Assembleia de Freguesia de Nogueira do Cravo. “Nasceu em Amarante a 05 de Maio de 1960, por haver falta de trabalho, os seus pais passaram a residir na cidade do Porto, quando tinha pouco mais de 1 ano. Frequentou o ensino primário em Pedrouços, Concelho da Maia e depois a Escola Industrial de Ermesinde, onde conheceu jovens filiados na UEC (União dos Estudantes Comunistas) e se veio a inscrever. Começou a trabalhar aos 16 anos como Metalúrgico em empresa de taças desportivas como polidor, torneiro e soldador, em 1985 foi trabalhar para a Sonae, primeiro na Maia e há 28 anos em Oliveira do Hospital, com a Categoria Profissional de Encarregado de Secção. É Dirigente Sindical do Sindicato da Cerâmica e Construção do Centro há 24 anos, atualmente exerce funções de Coordenação. Milita no Partido Comunista Português há 29 anos e é membro da Direção da Organização Regional de Coimbra”.

Olinda Nunes candidata-se pela Assembleia de Freguesia de Bobadela. “Com 65 anos, desempenhou funções autárquicas durante 26 anos, sendo 12 anos como presidente de Junta de Freguesia do Prior Velho/ Loures. Foi dirigente sindical e de comissão de trabalhadores. Atualmente está reformada e reside no concelho de Oliveira do Hospital, de onde é natural”.

João Dinis também é cabeça de Lista da CDU à União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira. “Tem sido um bastante interventivo Membro da Assembleia de Freguesia desta União de Freguesias”.

João Abreu é de novo cabeça de lista da CDU à Assembleia de Freguesia de Meruge (e Nogueirinha). “Garante mais Obra e mais Iniciativa na linha da ação CDU nesta Freguesia e desde há já 20 anos. Obra e Iniciativa, com projetos realizados e a realizar que pedem a meças, tranquilamente, e que as Populações vão voltar a escolher”, frisa.