CentroTV

Coligação PSD/CDS critica “family gate socialista” na Câmara de O. Hospital. Candidatura PS responde com ironia

CDS oliveirense produziu a imagem do que apelida de "family gate"

A Coligação “Construir o Futuro”, PSD/CDS-PP, emitiu uma carta aberta que tem como destinatários o “executivo e o Partido Socialista de Oliveira do Hospital no encalço do episódio local do Family Gate socialista”-

Em nota de imprensa enviada à CentroTV, a coligação diz que o caso foi “divulgado na página do CDS-PP- que no que concerne à absorção de recursos financeiros da câmara municipal, mais facilmente se poderá apelidar de Xuxa Gate, tendo em conta a dimensão das ligações familiares e políticas dentro dos actuais quadros da câmara municipal de Oliveira do Hospital”.

Em seguida questionam: “São ou não são verdade as ligações familiares evidenciadas entre vários detentores de cargos políticos e outros funcionários da câmara? É ou não é verdade que vários deputados municipais votam matérias em sede de Assembleia Municipal em causa própria, seja como assessores à vereação e encarregados dos mais variados serviços camarários, ou mesmo como consultores cuja função permanece desconhecida para todos os oliveirenses?”

Não questionam a “legalidade dos cargos distribuídos, questionamos antes eticamente a sua atribuição. A sua atribuição consiste num exercício de ambiguidade política, com coincidências a mais, evidenciando laivos de promiscuidade em cada uma delas, compelindo-nos a questionar moralmente todas estas escolhas. Afinal, é este tipo de prática e gestão políticas de aproveitamento partidário do aparelho administrativo que semeiam a descrença nos eleitores, e levam as pessoas a virar costas à democracia e ao seu sistema política, servindo também de catalisador para todo o tipo de extremismos que, não apresentando soluções certeiras, acertam segurando nos diagnósticos, denunciando este tipo de práticas de favorecimento político, condicionando o próprio exercício democrático em cada eleição autárquica, utilizando o poder, não para solucionar os problemas dos oliveirenses e projectar o futuro do concelho, mas antes para uma tentativa bafienta de perpetuação nos cargos políticos”.

“Será que este modelo de gestão do PS é para manter? Os Oliveirenses merecem saber da boca do executivo se o Partido Socialista tem ideias para angariar os seus votos, ou se têm apenas cargos e empregos para oferecer consoante as garantias eleitorais que os hipotéticos candidatos oferecem”, salientam.

“Para nós, fica claro que o modelo de gestão da Câmara Municipal é baseado no votismo e na manipulação e condicionamento de associações, empresas e famílias. Esta lógica de poder pelo poder, onde não se vislumbram quaisquer ideias para o futuro de Oliveira do hospital é apenas mais um episódio deste longo inverno socialista. Cá estaremos, não apenas para combater este desnorte socialista, mas, sobretudo, para oferecer uma alternativa credível, mostrando aos oliveirenses que é possível ambicionar mais, é possível construir o futuro”, frisa ainda a coligação PSD/CDS.

Contactado pela CentroTV, o PS não quis responder a estas acusações. No entanto, fonte da candidatura liderada por Francisco Rolo (PS) disse que “para quem ainda recentemente falou em querer fazer uma campanha limpa e pela positiva, temos aqui um evidente desvio de pensamento e vamos estar atentos aos desvios”.

Deixa em seguida uma farpa: “Há aqui pelo menos duas pessoas que faltam nessa fotografia, do chamado family gate. É a do candidato da coligação PSD/CDS (Francisco Rodrigues) e da sua excelentíssima esposa”.