CentroTV

Colóquio internacional sobre Vergílio Ferreira no Porto e Gouveia

O Colóquio Vergílio Ferreira – Escrever e Pensar ou o Apelo Invencível da Arte irá decorrer, nos dias 18 e 19 de maio, na Fundação Eng.º António de Almeida, no Porto, e 20 e 21, no Teatro-Cine de Gouveia.

Vergílio Ferreira – Escrever e Pensar ou o Apelo Invencível da Arte conta com a participação dos principais estudiosos nacionais e internacionais da obra de Vergilio Ferreira.

As comunicações sobre o autor de Até ao Fim, apresentadas na Fundação Eng.º António de Almeida, serão proferidas por: Perfecto Cuadrado (Espanha), Rosa Maria Goulart, Ana Paula Coutinho, Arnaldo Saraiva, Celeste Natário, Joana Matos Frias, Magdalena Doktorska (Polónia), Maria João Reynaud e Renato Epifânio, enquanto em Gouveia, as sessões contarão, com as comunicações de: Luci Ruas (Brasil), Isabel Pires de Lima, Gavilanes Laso (Espanha), José Rodrigues de Paiva (Brasil), Sárka Grauová (República Checa), Isabel Cristina Rodrigues, António Gordo, Jorge Valentim (Brasil), Ana Turíbio e Gabriel Magalhães.

A conferência de encerramento será proferida por Helder Godinho. Na manhã de 21 de maio, Alípio de Melo, Almeida Faria, Ángel Marcos de Dios (Espanha) Liberto Cruz e Eduardo Lourenço estarão também em Gouveia para falarem sobre o amigo e o escritor. Do programa constam ainda momentos musicais protagonizados pelo grupo de fados de Coimbra, In Illo Tempore, e pela Orquestra Ligeira de Gouveia, bem como uma visita à aldeia eterna (Melo) do escritor e a estreia do documentário “Aldeia Eterna”.

O Município de Gouveia e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto pretendem, deste modo, valorizar e promover a escrita e o pensar vergilianos reposicionando a obra do autor na centralidade e importância que esta tem na literatura nacional e internacional.

Organizado pelo Município de Gouveia em parceria com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o Colóquio Internacional conta ainda com a colaboração da Abraplip – Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar ‘Cultura, Espaço e Memória’ e do Grupo de Investigação “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal” do Instituto de Filosofia, ambos da FLUP e insere-se no âmbito das actividades promovidas pelo Município de Gouveia durante o ano de 2016 que assinalam o Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira.