A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira o comandante, o vice-presidente e a tesoureira da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Beato e Penha de França (AHBVBPF), no âmbito da operação “Rescaldo”, por suspeitas de desviar verbas da instituição e de utilizar indevidamente uma viatura de serviço para fins pessoais.
As detenções foram efetuadas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, que cumpriu também três mandados de busca domiciliária e um mandado de busca não domiciliária.
A investigação incide sobre a alegada transferência e depósito de fundos da associação para contas bancárias de um grupo restrito de elementos da corporação, bem como sobre a utilização de uma viatura da instituição em benefício do comandante e do seu agregado familiar, revela em nota a PJ.
“Entre os suspeitos encontram-se o comandante, o vice-presidente, a tesoureira e um elemento da corporação, todos em funções. Os quatro estão indiciados pelos crimes de peculato, abuso de poder e peculato de uso”, explica ainda a polícia.
Segundo a PJ, o alegado esquema envolvia movimentos bancários realizados a partir da conta da Associação Humanitária, através de transferências e depósitos diretos ao balcão, justificados com reembolsos de despesas ou ajudas de custo dos próprios suspeitos ou de terceiros ligados à corporação.
As diligências agora realizadas decorrem de um inquérito dirigido pelo DIAP Regional de Lisboa e dão seguimento a uma primeira fase de investigação, na qual já tinham sido cumpridos dois mandados de busca. Apesar da intervenção inicial, os suspeitos terão continuado a atuar da mesma forma, justificando a ação reforçada desta terça-feira.
A operação mobilizou cerca de 30 elementos das unidades especializadas da PJ, incluindo equipas de combate à corrupção, armamento e segurança, perícia tecnológica e informática, e perícia financeira e contabilística, com o objetivo de recolher novos elementos de prova.
Os três detidos serão presentes amanhã ao Ministério Público para aplicação de medidas de coação, tendo sido constituídos quatro arguidos no total.






































































