CentroTV

Comissão Política do PS de Arganil exorta à substituição do director executivo do ACES PIN

Avelino Pedroso, diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Arganil fala sobre os “recentes acontecimentos e subsequentes desenvolvimentos”, que envolveram o transporte de doentes Covid-19 do Serviço de Urgência Básico (SUB) de Arganil para o Hospital dos Covões em Coimbra.

“A gravidade dos acontecimentos” salientando a “oportuna e corajosa inquietação de Armandina Moutinho, coordenadora do SUB de Arganil que os trouxe ao conhecimento público”, refere o PS em comunicado.

O presidente da Comissão Política Concelhia do PS, Miguel Dias, entende que as declarações proferidas pela médica, “contribuíram inevitavelmente para o crescimento na comunidade, de uma ideia de desorganização, instabilidade e insegurança”, sustentando que isso “é tudo o que não necessitamos nesta altura de pandemia”.

O secretariado da concelhia do PS de Arganil critica também sobre a actuação do presidente da Câmara Municipal de Arganil, neste processo, considerando que tendo em conta que é “o responsável máximo da Protecção Civil do concelho, foi muito pouco diligente e nada agregadora, não tratando por igual todas as instituições e todos os agentes de Protecção Civil do concelho”, secundando que “as soluções encontram-se mais facilmente envolvendo, agregando e responsabilizando”.

“A ingerência impulsiva e selectiva do presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Costa, num assunto respeitante ao Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACeS PIN) é tão preocupante como a passividade e permeabilidade do ACES PIN a essa ingerência”, declara ainda, exortando à substituição do director executivo do ACES PIN.

“O Partido Socialista de Arganil reforça a necessidade óbvia, da substituição do actual director executivo do ACES PIN, Avelino Pedroso, por reiterada incapacidade de resolução de problemas e pela evidência de se constituir como um clamoroso e penoso erro de casting”, referiu, apelando “à responsabilidade de todos os envolvidos” e exortando “à procura rápida de soluções eficazes, justas, conciliadoras e alargadas”. Nesse sentido garante que a concelhia “e certamente o conjunto dos cidadãos do concelho de Arganil não está disponível para tolerar incompetências, complacências, hesitações ou fracas justificações”, exigindo que “o foco se recentre no auxílio rápido e eficaz à população”.

“São as vidas dos nossos concidadãos que estão em jogo. Com isso não se brinca, nem se fazem contas”, sublinha.

Demonstrando “total confiança nos nossos Bombeiros Voluntários Argus e nos nossos Bombeiros Voluntários de Coja”, que no seu entender “desempenham um papel fundamental para a nossa comunidade, merecem todo o crédito, solidariedade e apoio para continuarem a desempenhar a sua nobre função e continuarem a respeitar o legado das suas histórias”, garante que a Concelhia do PS “quer transmitir a todos muito ânimo e força”.

“Vivemos tempos difíceis e só com responsabilidade individual e uma atitude conjunta informada, empática e solidária os poderemos ultrapassar”, rematou.

A área de influência do ACES PIN corresponde aos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares.