CentroTV

Companhia Nacional de Bailado no Convento de S. Francisco

Imagem de divulgação do espectáculo GB (ensaio geral).

No âmbito dos 40 anos da Companhia Nacional de Bailado, a Câmara Municipal de Coimbra acolhe, nos próximos dias 2 e 3 de junho, no Convento São Francisco, um programa magnífico, com propostas atrativas na área da dança para diversos públicos.

Começamos por destacar o espetáculo de dança Roriz|Forsythe|Wellenkamp|Naharin, no palco do Grande Auditório do Convento São Francisco, sábado, dia 3 de junho, pelas 21h30.

Neste espetáculo, o público terá a oportunidade de ver, ou rever, quatro peças que foram recebidas com grande êxito em temporadas recentes da Companhia. O programa inclui duas obras de criadores portugueses, Olga Roriz e Vasco Wellenkamp, uma peça do norte-americano, durante muito tempo radicado na Europa, William Forsythe e, a terminar, uma criação do coreógrafo israelita Ohad Naharin.

O espetáculo de dança Roriz|Forsythe|Wellenkamp|Naharin é composto por quatro peças:

Treze Gestos de um corpo é já um clássico da dança contemporânea portuguesa e uma das coreografias mais carismáticas de Olga Roriz, na qual um elenco masculino alterna com um feminino, numa sucessão de solos num crescendo de intensidade dramática.

Herman Schmerman, dueto de Forsythe cujo título não pretende ter qualquer significado, mostra-nos o encontro de um casal que através de uma execução técnica quase impossível – como são, aliás, todas as obras do repertório deste coreógrafo – apresenta uma narrativa de humor muito subtil.

Será que é uma estrela? É uma peça recentemente coreografada por Vasco Wellenkamp, numa sentida homenagem à bailarina Graça Barroso, uma referência da dança portuguesa desaparecida em julho de 2013.

Finalmente, com Minus 16, confirma-se a habilidade de Ohad Naharin em saber como fazer o público dançar.

Já para quem tem interesse em conhecer os bastidores da Companhia Nacional de Bailado, não pode perder o filme documentário No escuro do cinema descalço os sapatos, da realizadora Cláudia Varejão. O filme tem duas sessões agendadas para o dia 2 de junho, na blackbox do Convento São Francisco: às 14h30, numa sessão exclusiva para grupos escolares e, às 21h30, para o público em geral.