CentroTV

Comunicado da Associação Progressiva de Santo António do Alva

Foi com espanto que, como parte do conteúdo de um texto publicado no site intitulado Correio da Beira Serra, sobre riscos de segurança pública em Merujais, encontrámos uma referência a Santo António do Alva, designada por quem o escreve como uma “aldeota” próxima. Sim, é verdade, somos uma pequena aldeia do concelho de Oliveira do Hospital, mas acreditamos que a força, a tradição e a união das nossas gentes não se mede com diminutivos depreciativos ou que pretendem apoucar quem somos e o que fazemos.

A Associação Progressiva de Santo António do Alva, enquanto entidade que congrega os habitantes, os naturais e os amigos desta terra que muito nos orgulha, dirige-se assim aos responsáveis por esta publicação para dar conta de que nesta povoação, designada por vossas excelências como “aldeota”, vivem 250 pessoas. Esta aldeia não é, bem sabemos, sede de freguesia, nem se intitula capital de nada, mas ao longo de muitas décadas tem se distinguido por, em conjunto, com empenho coletivo, ser um foco de dinamização e atividade na região.

Temos em funcionamento, com altos padrões de qualidade, um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, com apoio social e psicológico aos seus 50 utentes, dinamizamos dois grupos culturais: o Rancho Folclórico de Santo António do Alva e a Tuna e Cantares do Alva, com 50 executantes no ativo, organizamos o Rapada Village, festival de verão sem fins lucrativos, e com entrada gratuita, que tem permitido alargar a oferta cultural à juventude da região desde 2019, e somos ainda responsáveis por várias atividades desportivas, como o Torneio de Futsal que organizamos atualmente, e que mobiliza centenas de pessoas nesta zona do país.

Na nossa aldeia, em comunidade, são mantidas, estimadas e divulgadas as nossas tradições, e apesar de o mundo ter mudado muito em pouco tempo, continuamos a acreditar e a defender que a melhor rede de apoio, a melhor rede social e de contacto, funciona à volta de uma mesa, onde o debate dá lugar a soluções construtivas. Esta dinâmica e o trabalho que fazemos tem sido reconhecido a nível internacional, com vários convites para atuar no estrangeiro, mas também a nível nacional e regional, com várias menções na imprensa, nomeadamente na televisão, na rádio ou nos jornais. A Associação Progressiva de Santo António do Alva é ainda detentora de uma Medalha de Mérito Municipal, pelos serviços que presta à comunidade local do concelho, e um Voto de Reconhecimento pelo desempenho desportivo das suas equipas.

É provável que, a alguns, o que escrevemos nestas linhas pareça pouco. Que esta pareça apenas uma nota sobre mais uma aldeota e as habituais tradições de uma pequena localidade, e das suas pessoas simples. Somos simples, é verdade. E somos humildes, por isso é, quando não sabemos, perguntamos, ou quando não conhecemos, não fazemos referências que menorizem ou inferiorizem os outros. Quem não se sente, não é filho de boa gente. Nós somos, e sentimos. É por isso que publicamos este comunicado, para que todos os que não saibam quem somos possam agora ter a melhor informação.

TEXTO:

José Lobo

Presidente da Direção da Associação Progressiva de Santo António do Alva