CentroTV

Comunidade da zona norte de Coimbra adapta-se para celebração da Eucaristia Dominical

No próximo fim-de-semana 30 e 31 de maio, retomam as celebrações da Eucaristia com a presença de assembleia em todo o país, de acordo com as indicações sanitárias da Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa.

“A comunidade da zona norte da Cidade de Coimbra teve de adaptar-se às novas circunstâncias e procedimentos sanitários (higienização dos templos, definição de percursos, distanciamento social, etc.) conforme as orientações do Bispo de Coimbra, o que exigiu formas criativas para contornar as limitações de vária ordem”, adianta em comunicado.

“De maneira a facilitar a participação dos fiéis, de acordo com a sugestão do Bispo de Coimbra, que salientou a possibilidade de celebração ao ar livre, teremos duas missas por fim-de-semana no terreno da futura Igreja do Loreto: ao sábado, às 19h30 e ao Domingo às 21h. Nestes meses de verão, a esta hora mais tardia, esta ampla área permite a reunião de uma vasta assembleia, salvaguardando as distâncias de segurança requeridas. Uma equipa de acolhimento estará no local para ajudar a acomodação dos fiéis. Recomenda-se a quem queira participar nestas celebrações ao ar livre que traga consigo um banco ou uma manta para se sentar”, refere ainda a comunidade.

Com estas duas celebrações na área do Centro Pastoral Irmã Lúcia (Loreto, Coimbra), “em hora mais tardia, garante-se o conforto da sombra do bosque circundante, bem como, nestes tempos de verão e férias, a possibilidade de celebrar a fé depois das actividades de fim-de-semana”.

Já na Capela do Monte Formoso a missa dominical vespertina “continua a ser celebrada aos sábados, às 18h00, com limitação máxima de quarenta lugares devidamente assinalados; e na Igreja da Pedrulha, a missa ao domingo, mantém-se o horário das 10h da manhã, com a limitação de quarenta lugares assinalados”.

No próximo fim-de-semana, a “abertura da possibilidade de celebração comunitária da Eucaristia coincidirá com a solenidade litúrgica de Pentecostes: a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os Apóstolos, que marcou a abertura ao mundo da primeira comunidade cristã, anunciando a ressurreição de Jesus. Também esta comunidade, depois de dois meses e meio de confinamento, deseja abundantemente abrir-se e, na força do Espírito Santo, anunciar Ressurreição e Vida Nova”.