CentroTV

Comunidade Migrante da Marinha das Ondas festeja o DIPAWALI

A Freguesia da Marinha das Ondas vai ser invadida, hoje, por uma onda festiva: o DIPAWALI ou o Festival da Luz, que equivale ao Natal em outros países. Este é um evento religioso, muito importante no Nepal e uma das suas maiores festividades. É um marco significativo no fortalecimento das relações familiares deste povo e onde os rituais e as mostras culturais e religiosas são mais evidentes.

“A Freguesia da Marinha das Ondas acolhe uma expressiva comunidade Nepalesa e por isso, no dia 7, é esperado que o encontro DIPAWALI reúna mais de 300 pessoas da comunidade do Nepal e algumas pessoas da comunidade portuguesa que têm de algo forma feito parte das suas vidas”, adianta a Cáritas de Coimbra.

O programa de festividades DIPAWALI é organizado pela Comunidade Migrante do Nepal em colaboração com o Projeto Sem Diferenças E8G, promovido pela Cáritas de Coimbra. Espera-se assim que sejam recriadas as festividades religiosas e culturais do Nepal, dando a possibilidade a esta comunidade de vivenciar o espírito das suas origens.

O festival irá realizar-se na Associação Marinhense, com início às 15h00 e encerramento às 19h00 e contará com rituais religiosos, danças, gastronomia típica e música tradicional. O evento não será aberto ao público, para que esta comunidade possa viver a festividade em família.

A Cáritas de Coimbra, através do seu Projeto Sem Diferenças E8G, tem “realizado um trabalho de intervenção e proximidade com as comunidades migrantes que trabalham nas empresas circundantes ao Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, promovendo a integração social das comunidades migrantes. O projeto Sem Diferenças E8G conta com um Consórcio composto por várias Entidades – Cáritas Diocesana de Coimbra, Município da Figueira da Foz, Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Agrupamento de Escolas do Paião, CPCJ Figueira da Foz, Celbi, Figueira Domus, Centro de Competências TIC – Softciências da Universidade de Coimbra e Microplásticos”.