CentroTV

Concelho de Tondela foi o primeiro a lançar empreitada de reconstrução de habitações permanentes

O concelho de Tondela foi o primeiro a lançar a empreitada de reconstrução de habitações permanentes afetadas pelos incêndios de outubro do ano passado.

A cerimónia que marcou este lançamento decorreu durante a tarde de ontem, na Adiça, nas imediações de uma das 223 habitações permanentes que foram atingidas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro de 2017.

Para o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, este foi um dia marcante, que vem fortalecer a esperança daqueles que acreditam na capacidade de regeneração do concelho.

“Fomos o primeiro município a estabelecer o protocolo com a CCDR, a 18 de dezembro (de 2017), para implementação desta estratégia e, um mês e meio depois, concluímos a instrução/avaliação de quase 250 processos, de onde resultaram 174 pedidos de apoio concretizados para primeiras habitações”, destacou.

Já a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Ana Abrunhosa, revelou que é objetivo que estas obras – 94 habitações (20 parcialmente e 74 totalmente) e 28 anexos, num valor total de 9,6 milhões de euros – estejam todas concluídas em dezembro.

Nesta ocasião, em que marcaram presença o primeiro ministro, António Costa; e o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, foi feita uma visita a duas das habitações que foram consumidas pelas chamas em outubro do ano passado e que serão alvo de intervenção profunda.