CentroTV

Condutora com ferimentos graves depois de embater contra javali na Estrada da Beira

Uma jovem condutora sofreu ferimentos graves, esta semana, durante o dia, quando embateu com o seu automóvel num javali, na EN17, mais conhecida como Estrada da Beira, no concelho de Arganil.
“A proliferação de javalis de forma descontrolada está a causar danos muito graves às populações que ainda residem no interior, nomeadamente nas aldeias”, adianta a associação florestal Caule em comunicado para uma petição que .
Adiantando o caso de uma jovem residente no concelho de Arganil que e “embateu fortemente, conforme as imagens o atestam, num destes animais na E.N. 17, Estrada da Beira, tendo o acidente ocorrido ao início da manhã, de dia”.
Segundo a Caule o carro foi para a “sucata e, muito mais grave, a condutora ficou com as duas pernas partidas, com fraturas expostas, continuando hospitalizada”.
Para além disso, são “recorrentes as queixas dos agricultores no que concerne à destruição constante das suas culturas.
Há inclusivamente relatos destes animais invadirem aldeias, andando nas ruas, entrando em jardins e devastando hortas junto a casas”, refere ainda a associação.
“Ora, esta situação não pode assim continuar. Não podem ser sempre os mesmos a pagar o mundo silvestre”, frisa.
Apelam ao ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Floresta que “intervenha de imediato no sentido de iniciar processos de controlo desta espécie. Antes que seja tarde”.
“Faremos chegar esta nossa petição ao Ministro do Ambiente e à Ministra da Agricultura”, conclui a Caule.