O Município de Proença-a-Nova acolherá, nos dias 30 e 31 de maio de 2019, a conferência internacional “O Aproveitamento Resineiro – Florestas com Futuro” que terá lugar no Centro Ciência Viva da Floresta.
Esta é uma reunião decisiva para avançar na estruturação do sector das resinas a nível europeu, cujo principal objetivo será trabalhar na criação da Rede Europeia de Territórios Resineiros.
A RESIPINUS é parceira desta iniciativa onde irá estar presente em toda a iniciativa e terá a sua intervenção no dia 30 de Maio, a partir das 11h00 com a abordagem ao tema “O papel do resineiro na dinâmica territorial”, apresentado pelo Vice Presidente, Eng António Salgueiro.
As atividades de extração e transformação da resina natural das florestas europeias constituem um recurso económico, social e ambiental para os amplos territórios florestais do sul da Europa.
A resinagem à escala europeia proporciona matéria-prima plenamente enquadrável na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assinados pela União Europeia, pelo que o setor da resina natural deverá ser incorporado de forma explícita e efetiva nas estratégias e políticas comunitárias. Em julho de 2013, estas ideias foram apresentadas à Comissão Europeia como parte da iniciativa SustForest; a Comissão Europeia aceitou o desafio, mas agora está do nosso lado concretizá-las e colocá-las em prática.
Estas jornadas internacionais têm como objetivo dar o pontapé de saída para a criação de uma Rede Europeia de Territórios Resineiros, com a participação de todo o setor da resina natural europeia, para a defesa do setor e para exigir aos responsáveis públicos europeus o apoio a este biomaterial genuinamente europeu.